O tempo surpreendeu moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira (31). O dia que começou ensolarado virou, em questão de minutos, em uma chuva intensa acompanhada de ventos em alguns pontos da cidade.
Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram a intensidade da chuva no centro de Chapecó, enquanto bairros próximos, como o Presidente Médici, por exemplo, não registraram nenhuma precipitação.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno é característico de pancadas de verão, comuns nesta época do ano. “Essas tempestades são associadas ao calor intenso e à alta umidade relativa do ar. Em um local, pode ocorrer um forte temporal com chuvas e ventos, enquanto uma área vizinha fica totalmente seca. É algo típico de verão”, explica Scheuer.
Ele explica que o calor elevado, com temperaturas próximas a 32 a 34 graus e umidade em torno de 50 a 60%, cria condições favoráveis para esses temporais rápidos e localizados.
Na rua Marechal Floriano Peixoto, galhos de uma árvore chegaram a cair devido à força do vento. Porém, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Municipal não foram acionados para nenhuma ocorrência relacionada ao tempo.
Sexta-feira terá chuva?
Para esta sexta-feira, 1º de novembro, a previsão aponta uma continuidade desse padrão de clima. “O tempo permanece bom e quente, mas há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, típicas de verão”, explica o meteorologista.
Esse padrão deve se manter durante o fim de semana, quando o risco de temporais aumenta devido ao aquecimento diurno associado à alta umidade.