• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Festa da Penha: Romaria dos Homens deve reunir mais de 1 milhão de romeiros no ES, diz organização


Na edição do ano passado romaria reuniu mais de 800 mil pessoas. Romaria dos Homens em 2022 no ES.
Vitor Jubini/Rede Gazeta
A Romaria dos Homens, também chamada de Romaria das Famílias porque também conta com a participação de crianças, jovens, idosos, homens e mulheres, deve reunir, na noite deste sábado (15), cerca de um milhão de fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha, de acordo com a organização da 453ª Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo. Na edição do ano passado mais de 800 mil pessoas participam da caminhada.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As atividades começam na Cidade Alta, em Vitória, na Catedral Metropolitana, onde às 18 horas tem início a Missa de Envio da romaria, que será celebrada pelo bispo auxiliar Dom Andherson Franklin.
Em seguida, os romeiros deixam a Catedral de Vitória às 19h e percorrem um trajeto de 14 quilômetros passando por várias ruas e Segunda Ponte até o Parque da Prainha, em Vila Velha, onde acontece a missa de encerramento da romaria.
Vista aérea do início da Romaria dos Homens que saiu da Catedral Metropolitana de Vitória em 2022.
Reprodução/TV Gazeta
LEIA TAMBÉM:
Confira os pontos de interdição em Vitória e Vila Velha durante a Romaria dos Homens
Veja a programação da Festa da Penha
Veja quais ônibus pegar para chegar aos eventos
Missa de encerramento será transmitida na segunda-feira (17)
Durante o trajeto, os romeiros costumam cantar e fazer orações em agradecimento às graças alcançadas ou fizeram pedidos à padroeira do estado.
Ao final, por volta de 23 horas, os romeiros serão recebidos no Parque da Prainha, onde a Banda Adventus vai animar o público e depois será realizada a Missa de Encerramento da romaria com o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.
Tradição
Romaria dos Homens em 2014.
Viviane Machado/ G1 ES
De acordo com a organização da Festa da Penha, a Romaria dos Homens tem 68 anos de tradição e é a mais longa de todas as romarias da festa.
Em sua primeira edição, em 1955, quando foi criada por Dom José Joaquim, a romaria acontecia com um trajeto diferente: passava pela Vila Rubim, Ponte Florentino Avidos, São Torquato, Rodovia Carlos Lindenberg e subia até o Campinho do Convento.
Em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ter os 14 quilômetros de extensão e passou a ser realizada à noite, período que os homens não estavam trabalhando e podiam participar da programação, que ganhou grande proporção.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.