• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia Mundial do Ciclista é marcado pelo alerta aos acidentes de trânsito; especialista orienta


Dados do Observatório de Segurança Pública mostram que, até fevereiro deste ano, foram 475 acidentes com bicicletas em Minas Gerais. Destes, 441 tiveram vítimas. Dados mostram que 9 a cada 10 acidentes com bicicletas, terminam com vítimas, em MG
O Dia Mundial do Ciclista, neste sábado (15), além de comemorado, também é marcado pelo alerta aos acidentes envolvendo-os como vítimas.
As pessoas que optam pela bicicleta como meio de transporte muitas vezes ficam mais expostas aos perigos do trânsito. No Sul de Minas, casos recentes vitimaram ciclistas nas últimas semanas. (Veja mais abaixo)
Dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais mostram que, no caso de uma ocorrência, é muito alta a chance do ciclista se ferir. Confira os dados:
Só nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram 475 acidentes com bicicletas em Minas Gerais. Destes, 441 tiveram vítimas;
Esses números representam alta em relação ao mesmo período do ano passado, quando 466 ciclistas se acidentaram e 426 ficaram feridos;
Ao todo, em 2022, foram 3.626 acidentes, sendo 3.340 com vítimas.
Dia Mundial do Ciclista é marcado pelo alerta aos acidentes de trânsito; especialista orienta
Polícia Militar Rodoviária
A EPTV, afiliada Rede Globo, conversou com um especialista em trânsito, Diego Compertino, para falar sobre a necessidade de conscientização com os ciclistas. Ele explicou que houve um aumento de ciclistas e do número de veículos, mas que as pistas não “acompanharam” esse desenvolvimento.
“A educação no trânsito é o que possibilita que todos possam usar de forma harmônica o mesmo espaço. Sem a educação, a gente tem os resultados que temos hoje: acidentes acontecendo, as vítimas, até as mortes que nos deixam tão chocados todos os anos a cada levantamento”, orientou.
Para o especialista, é necessário ter uma fiscalização mais rígida e uma estrutura melhor que garanta a segurança dos ciclistas. “Para que as pessoas possam ir e vir com segurança de suas casas”, disse.
Dia Mundial do Ciclista é marcado pelo alerta aos acidentes de trânsito; especialista orienta
iStock Getty Images
Os principais cuidados aos ciclistas, recomendados pelo especialista, é que estejam atentos às normas e regras, aos equipamentos de segurança e também estarem cientes de qual é seu espaço na via.
“[Entre os equipamentos], temos iluminação noturna dianteira, traseira, nos pedais; a campainha, o retrovisor do lado esquerdo, que são obrigatórios para o ciclista. Além disso, mesmo não sendo obrigatório, o capacete é um item de segurança fundamental”, finaliza.
Relembre casos recentes no Sul de Minas
No dia 3 de abril, um ciclista morreu após ser atropelado por diversos veículos na Fernão Dias, em Pouso Alegre (MG). Ninguém prestou socorro à vítima.
Em 8 de abril, um ciclista foi atropelado por um carro em alta velocidade no acostamento da BR-459. O motorista do veículo não parou para prestar socorro e uma câmera de segurança registrou tudo.
No dia 11 de abril, outro ciclista morreu após ser atropelado por um carro na BR-265, em Jacuí (MG). Ele chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas chegou ao local já sem vida.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.