Incidente aconteceu em Conceição do Tocantins. Avó correu para pedir ajuda e encontrou soldado da PM na frente de uma farmácia, que correu para ajudar. O pequeno Enzo já reconhece a viatura dos militares
Divulgação
Na tentativa de medicar o filho de apenas 1 ano e meio, a dona de casa Márcia da Silva Cardoso, 35 anos, levou o maior susto na última quarta-feira (12). O menino tomou um remédio para gripe e acabou se engasgando duas vezes seguida. No desespero, a avó da criança correu para a rua e encontrou um ‘verdadeiro anjo’, o soldado da Polícia Militar (PM) Dylan Rodrigues Sotério.
O salvamento aconteceu no município de Conceição do Tocantins, no sudeste do estado. Márcia contou que pequeno Enzo Ferreira Cardoso ingeriu o remédio com a ajuda de uma seringa. Mas na mesma hora, começou a chorar e isso teria causado o incidente.
“Ele engasgou e começou a sufocar. E eu não sabia o que fazia. Eu sacodia e nada dele voltar. Ele foi ficando molinho, molinho”, lembrou a mãe.
O soldado Sotério foi abordado pela sogra de Márcia na frente de uma farmácia. Sem pensar duas vezes ele correu para a casa. Eles chegaram no momento em que o menino se engasgava pela primeira vez.
“Ele estava desfalecido. Peguei a criança nos meus braços, virei de costas e comecei a dar tapas, até que ele expeliu uma secreção transparente e começou a chorar, voltando a respirar”, disse Sotério, sobre o que fez na primeira vez que a criança engasgou. No salvamento, ele usou a chamada manobra de Heimlich para desengasgar o bebê.
Os soldados Sotério e Costa desengasgaram o pequeno Enzo Ferreira
Divulgação
Depois disso, passou a conversar com Márcia para saber o que Enzo havia ingerido que poderia ter levado ao engasgamento. Ele também entrou em contato com o soldado Lucas Costa, para que ambos orientassem a família. Nesse momento, o menino começou a vomitar e se engasgou mais uma vez.
“Com a chegada do colega nessa hora, nós realizamos novamente a manobra de Heimlich e mais uma vez a criança expeliu a secreção e voltou a respirar, chorando. Decidimos então encaminhar criança e a mãe ao Hospital Municipal de Conceição”, contou o soldado.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Militares salvam criança engasgada após pais gritarem por socorro em avenida
Policiais militares salvam bebê que caiu em piscina e se afogou em Palmas: ‘Criança estava desfalecida’
Visita depois do susto
Passado o momento de tensão e susto, na quinta-feira (13), os militares foram até a casa da família para saber como estava o pequeno Enzo. O soldado Sotério contou que ingressou na PM há cerca de um ano e nunca havia participado desse tipo de salvamento até se encontrar com o bebê.
“Realizar um salvamento é gratificante, porque a gente está salvando uma vida. Salvando a vida de uma criança, que está começando a viver agora e dando esperança para a família dela também. Ver a mãe desesperada e quando vê a criança respirar ali, solta aquele ar de alívio e choro de emoção”, explicou o soldado.
Pela rápida ação de ajudar a criança, a mãe só tem a agradecer aos policiais. “O sentimento é de gratidão. Porque eu não tinha nem noção do que fazer. Eles foram muito atenciosos, perguntaram como ele estava, falaram que se precisar era só chamar”, afirmou Márcia.
Mesmo muito pequeno para entender o que aconteceu e o risco que correu, Enzo já reconhece quando a viatura da PM passa por sua casa. “Ele foi bem tranquilo, curioso. Sempre dá “tchau” quando passamos com a VTR”, contou Sotério.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Criança se engasga duas vezes seguidas e policiais usam manobras para salvá-la: ‘Não respirava mais’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.