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Relatório aponta que 96% dos alunos da rede pública do RS saem da escola sem aprendizado adequado de matemática


Resultados foram obtidos através de provas feitas com 330 mil estudantes pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022. Em português, 73% sabem apenas o básico ou menos do que isso. Resultado da avaliação de rendimento escolar é divulgado pelo governo do RS
O governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira (12) os resultados da avaliação escolar feita no estado em 2022. De acordo com o relatório, houve queda no aprendizado dos alunos, que foi prejudicado pela pandemia.
No 3º ano do Ensino Médio, o último antes de sair da escola, 96% dos alunos têm desempenho abaixo do esperado em matemática, enquanto 73% sabem apenas o básico ou menos do que isso em lingua portuguesa. Veja os resultados abaixo.
Os resultados foram obtidos através de provas feitas com 330 mil estudantes da rede pública pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022. Além de projetar futuras políticas públicas, os dados vão ajudar a definir como o governo do RS vai distribuir o dinheiro do ICMS, já que a qualidade da educação pública vai ser um dos critérios para a divisão de recursos a partir do ano que vem.
“A perda foi muito grande. Em alguns lugares, [foi] de 10 anos de aprendizagem. Nós vamos olhar o que cada aluno precisa. Estamos criando um sistema de acompanhamento do desempenho dessas crianças, para não deixar que as lacunas de aprendizagem se acumulem”, diz Raquel Teixeira, secretária Estadual da Educação.
O desempenho dos alunos no 2º e no 5º ano foi razoável, aponta o relatório. A situação piora no 9º ano, quando 70% dos alunos têm desempenho abaixo do básico em língua portuguesa. Em matemática, o percentual chega a 87%. Veja os dados abaixo.
Cursinho recupera aprendizado
Eduarda Bierka, que já deixou o Ensino Médio, está descobrindo agora conteúdos que nem chegou a aprender na escola. A dificuldade, diz ela, começou com o fim das aulas presenciais, em 2020.
“Vocês não entendem como pode ser difícil quando você não tem a pessoa lá para te ensinar. Você não tem como fazer a pergunta, só ganha um papel dizendo o que é para fazer. Tu não pensa, não ouve uma pessoa falando, não consegue tirar dúvidas”, conta.
A oportunidade de aprender a matéria veio em um cursinho que prepara alunos para o Enem e para o vestibular. É uma chance também para quem está no terceiro ano do Ensino Médio e nunca conseguiu acompanhar as aulas virtuais, como Larissa Dias.
“Minha experiência foi muito ruim, porque eu perdi aquela rotina, me perdi nos conteúdos, não conseguia estudar. Com certeza foi muito difícil, porque minha casa não é um ambiente adequado para estudar. Eu não tinha internet, então foi muito mais difícil”, explica.
Resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar
2º ano do Ensino Fundamental (matemática)
58% adequado e avançado
42% básico ou abaixo do básico
9º ano do Ensino Fundamental (língua portuguesa)
30% adequado e avançado
70% básico ou abaixo do básico
9º ano do Ensino Fundamental (matemática)
13% adequado e avançado
87% básico ou abaixo do básico
3º ano do Ensino Médio (língua portuguesa)
27% adequado
73% básico ou abaixo do básico
3º ano do Ensino Médio (matemática)
4% adequado
96% básico ou abaixo do básico
Avaliação de rendimento escolar divulgado pelo governo do RS revelou queda no aprendizado dos alunos
Reprodução/RBS TV
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