• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Quintal do Céu’ é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Teresópolis


Assinatura Lei ocorreu nesta terça-feira (11) na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Grupo já recebeu equipe do do Fantástico em reportagem sobre a relação de amor da seleção brasileira com o samba. Assinatura Lei que tornou o grupo ‘Quintal do Céu’ Patrimonio Cultural e Imaterial de Teresópolis ocorreu nesta terça-feira (11) na Casa de Cultura Adolpho Bloch
Prefeitura de Teresópolis/Divulgação
O grupo de samba e pagode “Quintal do Céu”, que faz shows há quase 40 anos em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade.
A Lei Municipal Nº 4.312/2023 que declara o grupo patrimônio de Teresópolis foi assinada nesta terça-feira (11) pelo Prefeito Vinicius Claussen na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. O autor do projeto de lei é o vereador Paulinho Nogueira, que decidiu propor a homenagem ao grupo.
Criado em 1986, o “Quintal do Céu” surgiu após uma reunião de amigos em Teresópolis que começaram a tocar samba em um conhecido bar de Teresópolis. Depois, o grupo decidiu profissionalizar o encontro musical.
Grupo Quintal do Céu agora é Patrimônio Cultural e Imaterial de Teresópolis
Reprodução YouTube
Em junho de 2014, o grupo recebeu a equipe do Fantástico e participou de uma reportagem especial sobre a relação de amor da seleção brasileira com o samba. O jornalista Tino Marques até deu uma canja tocando com o grupo.
“O ‘Quintal do Céu’ consolidou sua carreira ao longo dos anos, realizando diversas apresentações, com um repertório de interpretações de sambas clássicos de diversos compositores nacionais. É um grupo que já faz parte da história cultural de Teresópolis e merece ser reconhecido pela sua contribuição para a promoção da música e cultura da nossa cidade. Políticas públicas que valorizam e promovem a cultura podem trazer diversos benefícios para a sociedade, como a promoção da educação, lazer, turismo e inclusão social”, disse o vereador Paulinho Nogueira.
Além do vereador e do Prefeito, participaram da cerimônia os integrantes do grupo Bimbinho, Maguila e Miguel; da secretária de Cultura, Cléo Jordão; e da diretora da Casa, Mariana Vitória.
“É com imensa alegria que assino esta lei que confere ao grupo Quintal do Céu o merecido reconhecimento do trabalho em prol da cultura em nossa cidade há mais de 40 anos. Eles fazem parte da identidade de Teresópolis. Os shows do grupo levam alegria e diversão, contando a história do samba. Parabéns aos artistas!”, disse o Prefeito Vinicius Claussen.
A secretária de Cultura, Cléo Jordão, agradeceu a iniciativa explicando que o “patrimônio é a herança de um povo, que garante a preservação de sua memória e da cultura”.
Formação
A formação atual do grupo ‘Quintal do Céu’ conta com Carlos Machareth Marinho (Maguila Quintal), Adalcy Serafim de Lima (Bimbinho Quintal do Céu), Cláudio Miguel de Souza Pereira (Miguel Quintal), Manoel Lucas de Miranda (Lucas), Fábio Silva (Bombril), Leonardo Rosa (Léo Rosa) e João Fillypp Barros (Fillypp).
“Uma honra pra mim, enquanto fundador, e uma conquista enorme, enquanto membro desse grupo que percorreu tantos caminhos pra chegar até aqui. Nascemos e fincamos as nossas raízes em Teresópolis, nessa cidade construímos uma história e uma rede de grandes amigos e amigas. Espero que o Quintal do Céu possa continuar fortalecendo a cultura local, espalhando samba e alegria”, afirmou Maguila.
O grupo que traz grandes clássicos no repertório, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque e, Toquinho, por exemplo, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como João Nogueira, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila e Noca da Portela.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.