O presidente criticou as privatizações que, segundo ele, foram feitas para pagar juros da dívida pública e não melhoraram os serviços, e voltou a falar sobre a taxa de juros brasileira. Lula fecha parceria na área de defesa com Portugal
Reprodução Jornal Nacional
Presidente Lula se encontrou nesta segunda-feira (24) com empresários e assinou um acordo na área de defesa no penúltimo dia de viagem a Portugal.
O primeiro compromisso oficial do dia ocorreu em Matosinhos, na região metropolitana do Porto. O presidente participou de um fórum empresarial com cerca de 200 executivos portugueses e brasileiros. Lula disse que a tarefa de um presidente é oferecer estabilidade política, social e jurídica para atrair investidores. Ele afirmou que o Brasil vai incentivar os investimentos em energias renováveis, retomar obras paradas e investir R$ 23 bilhões em infraestrutura em um ano.
O presidente fez críticas às privatizações e repetiu que não venderá empresas públicas no governo dele.
“Nós não vamos vender empresas públicas. O que nós queremos é convidar os empresários a fazer parceria conosco, naquilo que a gente precisa criar de novo”, afirmou Lula.
Lula voltou a reclamar da taxa de juros definida pelo Banco Central para manter a inflação dentro da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional.
“Nossa taxa de juros é muito alta. No Brasil, a taxa Selic, que é a taxa referencial, está 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%, disse.
No fim da manhã, Lula retornou para Lisboa. Viajou no KC-390, avião militar de carga da Embraer, comprado pela Força Aérea Portuguesa.
A maior aposta da parceria luso-brasileira no setor aeronáutico faz parte do acerto. A Embraer assinou um acordo com Portugal e vai adaptar o avião de combate Super Tucano para atender aos padrões da Otan. E, com isso, poder vendê-los para os países membros da Aliança Militar do Ocidente. Segundo o presidente da Embraer, o acordo tem potencial para a comercialização de 200 aviões em 25 anos.
LEIA TAMBÉM
Em Portugal, Lula ameniza o tom sobre a guerra e nega ter igualado a responsabilidade de Rússia e Ucrânia
Em evento com presidente Lula, Embraer assina acordo para produzir avião militar em Portugal
Embraer lança nova versão do caça Super Tucano para atender forças aéreas da Europa
Lula fecha parceria na área de defesa com Portugal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.