Programa existe há um ano e é realizado pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de Sorocaba e Votorantim (SP). Em Sorocaba, o setor funciona todos os dias, no horário de atendimento normal e em Votorantim acontece toda sexta-feira
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba e Votorantim (SP) contam com um programa que orienta e acompanha pessoas com deficiência em entrevistas de emprego. O programa, criado há um ano, busca oferecer um oferecem um atendimento especial para estas pessoas.
Em Sorocaba, o setor funciona todos os dias, das 8h às 16h. Já em Votorantim, a ação acontece toda sexta-feira. O trabalho da equipe é identificar o setor profissional que a pessoa com deficiência possa se encaixar, para poder encaminhá-la para empresas com base nas habilidades e nos interesses da pessoa.
O PAT conta com ações realizadas no local, como a busca pela vaga, a entrevista profissional, o mapeamento das funcionalidades, a qualificação técnica, a inclusão profissional e também o emprego apoiado.
O local também realiza algumas ações voltadas para as empresas, como a prospecção das vagas, como eles podem cumprir a legislação, oferecem oficinas e palestras, apoiam as empresas na flexibilização de algumas vagas e também na adaptação e na acessibilidade para receber esses trabalhadores.
Programa orienta candidatos às vagas para pessoas com deficiência em Sorocaba
Para os interessados, o atendimento preferencial precisa ser agendado pelo WhatsApp. Se o interessado não conseguir comparecer ao PAT, o atendimento pode ser feito online, também pelo aplicativo de mensagens.
Segundo a técnica de emprego apoiado, Laís Caldeira, muitas empresas ainda não querem receber a pessoa com deficiência, e essas barreiras impedem o preenchimento de muitas vagas.
“O apoio entra em qualquer âmbito. Ele pode ser qualquer coisa dentro da metodologia do emprego apoiado, desde uma conversa acolhedora até o acompanhamento da pessoa na entrevista de trabalho ou na adequação dos postos de trabalho, sensibilização com as empresas, conversa com os gestores, com os líderes, com os colegas de trabalho, para que esses obstáculos, aos poucos, se diluam e fiquem mais fáceis de serem transpostos para que os PCDs tenham mais autonomia para irem conduzindo a sua vida profissional com mais tranquilidade”, explica.
Outra dificuldade é conseguir um laudo que ateste a deficiência. Para ajudar, no dia 18 de maio, a prefeitura vai realizar, na Unitem, um mutirão para quem quiser atualizar os laudos médicos ou solicitar um, pois o documento é necessário para entrar na empresa.
Para aqueles que precisam da emissão do laudo de forma antecipada, é possível ir até o Cerest Sorocaba, localizado na rua Aparecida, número 244, Santa Rosália.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-6700. É preciso levar todos os exames para que o laudo seja feito.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Programa orienta pessoas com deficiência para entrevistas de emprego em Sorocaba e Votorantim
Adicionar aos favoritos o Link permanente.