Em comunicado publicado nesta quarta (12), “Lá Vem Elas” anunciou que mudou tema para dama da noite. O bloco “Lá Vem Elas”, que desfila na Micareta de Feira de Santana, mudou nesta quarta-feira (12), a fantasia que será utilizada pelos foliões em 2023: o grupo que deveria se vestir de cigana, usará roupas de dama da noite. A alteração aconteceu após uma polêmica envolvendo a comunidade cigana.
O grupo costuma vestir roupas femininas para curtir a festa e, a cada ano, um novo tema é escolhido. Neste ano, a fantasia de cigana foi motivo de críticas pela Associação Nacional das Mulheres Ciganas.
Além da associação, diversos coletivos ciganos se manifestaram através de nota. Um deles foi o Ciganenses, que afirmou que “não há qualquer alegria e irreverência para mulheres ciganas com o projeto de performance proposto pelo bloco”. Para o coletivo, esse tipo de atitude inferioriza a cultura cigana.
O bloco “Lá Vem Elas” se manifestou através das redes sociais. Em nota, o grupo afirmou que não teve a intenção de diminuir as mulheres ciganas.
“É importante frisar que em nenhum momento algum o bloco Lá Vem Elas teve a intenção de depreciar, diminuir, estereotipar, estigmatizar, deturbar ou agredir a cultura cigana, seu povo e seus ritos. Ao contrário, o bloco busca reconhece que tal cultura é muito rica de significados, valores e, por isso mesmo, reverencia a comunidade cigana com muita admiração e acolhimento”, publicou nas redes sociais.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Bloco de Feira de Santa muda tema de fantasia após polêmicas com comunidade cigana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.