Ocorrência foi na mesma região onde no dia anterior um casal de idosos foi vítimas de bandidos; dados mostram que área do 4º DP teve aumento de 25% nos furtos e 82% nos roubos nesse início de 2023. Casos de roubos e furtos disparam na região do Taquaral em Campinas
Um homem de 63 anos foi baleado na barriga ao trocar tiros com criminosos que invadiram sua casa na madrugada desta quinta-feira (20), no bairro Taquaral, em Campinas (SP). Ninguém foi preso. O caso ocorreu na mesma região onde, no dia anterior, um casal de idosos foi brutalmente agredido em assalto a residência.
A violência preocupa e assusta moradores da região. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que o 4º Distrito Policial, que fica a pouco mais de 1 km da casa alvo de criminosos nesta quinta, tem registrado aumento nos crimes contra patrimônio.
Houve aumento de 25% nos registros de furto e de 82% nos de roubo nos dois primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Crimes contra o patrimônio registrados no 4º DP, em Campinas
No caso desta quinta, câmeras de segurança registraram o momento em que cinco suspeitos pulam o muro de uma residência. Um morador que ouviu barulho no quintal saiu para ver o que estava ocorrendo e, armado, trocou tiros com os criminosos, que fugiram.
O homem está internado no Hospital PUC-Campinas e, segundo a família, seu estado é estável. A arma usada por ele e uma deixada pelos criminosos foram apreendidas pela Polícia Civil.
Vizinhos disseram que a situação reforça a insegurança no bairro. As marcas de bala no portão e no carro da vítima deixam claro a gravidade da situação.
“O que a gente pode fazer é colocar cerca, câmera, mas isso não para alguém armado”, lamentou um vizinho, que preferiu não se identificar.
Marca de tiro na residência no bairro do Taquaral, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Em nota, a SSP disse que trabalha para melhorar a segurança em toda a cidade de Campinas, e que na região do 4º DP, as equipes prenderam, na última segunda, um autor de diversos crimes patrimoniais na região.
“Entre janeiro e março deste ano, na área da 1ª Delegacia Seccional da cidade, 276 criminosos foram presos e apreendidos pela prática de roubos e furtos. As ações investigativas foram intensificadas visando à identificação de autores desses crimes, e também de receptadores, principal destino dos materiais roubados e furtados. Além disso, o policiamento ostensivo foi reforçado em todo o estado por meio da ‘’Operação Impacto’’, com mais de 17 mil PMs nas ruas, sendo reforçado em locais de maior incidência criminal, de acordo com análise nos índices criminais”, diz a pasta,.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Homem é baleado ao trocar tiros com criminosos que invadiram sua casa no Taquaral, em Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.