Cerimônia de posse aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. Jornalista Kalyne Almeida, da PB, assume presidência nacional da CUFA
Reprodução / TV Cabo Branco
A jornalista paraibana Kalyne Almeida, fundadora da Central Única das Favelas (Cufa) na Paraíba, assumiu a presidência nacional da organização nesta quinta-feira (20). A cerimônia de posse aconteceu no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, e contou com a presença de membros e parceiros da instituição de todo o Brasil.
Kalyne faz parte da Cufa há 17 anos, quando fundou a organização na Paraíba. Desde então, a jornalista tem se dedicado à área social, na defesa dos direitos das mulheres, da população de favela e LGBTQIA+. A paraibana assumiu o lugar que era presidido pelo cearense Preto Zezé, que foi nomeado para a presidência do conselho nacional da instituição.
“Quanto mais pessoas se juntam, mais movimento é possível fazer. Eu fico feliz pela indicação, mas eu tenho a convicção de que somos muitos e muitas a ocupar essa função na presidência, que é importante para a Paraíba, mas que é mais uma missão dentro dessa instituição que marca a minha vida, minha trajetória inteira”, disse Kalyne após assumir a presidência.
A vice-presidência será ocupada por Márcio Lima, presidente da CUFA Bahia, e anteriormente diretor nacional de logística da organização, onde coordenou as operações de ações humanitárias como ‘Favelas com Yanomami’ e ‘S.O.S. São Paulo’.
Há mais de 20 anos, a Cufa se notabiliza por realizar eventos socioculturais para moradores de favelas, como Taça das Favelas, Hutúz Rap Festival, LIBRA, Liga Internacional de Basquete Rua, Top CUFA, entre outros. Durante a pandemia, se destacou por programas de ajuda humanitária como o Mães da Favela que beneficiou mães solo desses territórios, que tiveram dificuldades no período.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Jornalista Kalyne Almeida, da Paraíba, toma posse como presidente nacional da Cufa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.