Quitutes desta quinta-feira (20) são de bares comandados por pessoas com menos de 30 anos. Cada prato custa R$ 30; concurso vai até 30 de abril. Croquete da Josefina: croquetes de pernil combinados com nosso blend de temperos secretos. Acompanha barbecue de rapadura.
Reprodução/TV Globo
O g1 e a TV Globo apresentam mais três pratos que participam do festival Comida di Buteco, que elege o melhor petisco dos bares de Brasília. Em 2023, a competição conta com 31 estabelecimentos e vai até o dia 30 de abril. Cada prato tem o preço único de R$ 30.
Nesta quinta-feira (20), os quitutes são feitos em bares e restaurantes comandados por pessoas com menos de 30 anos. É a juventude em ação.
LEIA TAMBÉM
CARDÁPIO VARIADO: ‘Estrela’, ‘Bolinho do seu Dito’ e ‘Enroladinho da roça’
VETERANOS: Descubra o ‘Frango Pipoca’, o ‘Choripan da Adega’ e o petisco ‘Carmem Miranda’
BOLINHOS FRITOS: ‘Porquinho do Rancho’ e ‘Menos é mais’
‘Croquete da Josefina’
O Josefina – Cozinha que Abraça é comandado por três pessoas: Rodrigo Moreira, de 31 anos, Ingry Mattos, de 31, e Caroline Yumi, de 28 anos.
É a primeira vez que eles participam da competição e a estreia é com o Croquete da Josefina. Segundo os donos do restaurante, a ideia foi fazer um petisco fácil de comer e que pudesse ser divido pela mesa toda.
O prato é composto de croquetes de pernil combinados com nosso blend de temperos secretos. Acompanha barbecue de rapadura.
Josefina – Cozinha que Abraça
Petisco: Croquete da Josefina
Endereço: CCSW 2 Lote 4, S/N – Ed. Linea, Loja 4 e 5 | Setor Sudoeste
‘Que abobrinha é essa?’
Que abobrinha é essa?: abobrinha recheada com costelinha defumada.
Reprodução/TV Globo
É a quarta vez que o Quiosque do Nem participa do Comida Di Buteco. Neste ano, o local apostou na abobrinha, ingrediente pelo qual o dono do bar Andrey Rodrigues, de 23 anos, é apaixonado.
O “Que abobrinha é essa?” tem o legume servido com costelinha defumada, maionese de ervas que leva tomilho, pimenta do reino, alecrim e manjericão. Para finalizar, queijo gratinado e azeite aromatizado.
Andrey explica que o fato de ser jovem coloca uma responsabilidade maior no concurso. “Não tem outro dono aqui, como escolhi isso para mim, me dedico ao máximo”, diz ele.
Quiosque do Nem
Petisco: Que abobrinha é essa?
Endereço: Quadra QI 20, 20 – Qi 22 AE Praça QI 20 | Guará I
‘Perdidos em Brasília’
Perdidos em Brasília: croqueta espanhola com recheio de salmão, acompanhada de maionese de ervas
Reprodução/TV Globo
A estreia do Palorama na competição vem acompanhada de salmão temperado, crocante e cremoso.
O “Perdidos em Brasília” é uma croqueta espanhola com recheio de salmão, acompanhada de maionese de ervas. A característica principal da croqueta espanhola é a cremosidade interna e, ao mesmo tempo, a crocância externa.
Rony Pala, de 28 anos, dono do restaurante, conta que a ideia do prato começou quando um amigo do pai dele pediu uma refeição com salmão. Então, ele teve que criar uma receita nova, misturou alguns ingredientes e “acabou na perfeição”.
Palorama
Petisco: Perdidos em Brasília
Endereço: Avenida Central Conjunto 14, 4 | Sobradinho II
Quais são as regras do Comida di Buteco?
Os votos para escolher o melhor petisco são dados pelo público e por um júri surpresa. Os bares não ficam sabendo quem é o jurado, que vai disfarçado ao estabelecimento.
São avaliadas quatro categorias:
Petisco
Atendimento
Higiene
Temperatura da bebida
O voto do público vale 50% do peso total, e o voto dos jurados é responsável pelos outros 50%. Em julho, os vencedores de cada cidade se enfrentam no concurso nacional, que vai eleger o melhor petisco de bar do país.
Melhor buteco do Brasil
O Comida di Buteco tem duas etapas:
Primeira: eleição do melhor prato local, envolvendo o público e os jurados;
Segunda: eleição do melhor petisco do país, sendo que a avaliação vai ser feita por outra comissão de jurados.
Ao todo, 25 cidades brasileiras participam do concurso e disputam o título de melhor buteco do Brasil. O tema dessa edição é “Ervas e Especiarias”.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Comida Di Buteco 2023: conheça os petiscos ‘Croquete da Josefina’, ‘Que abobrinha é essa?’ e ‘Perdidos em Brasília’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.