Unidade municipal é a única pública e totalmente gratuita da Baixada Fluminense para o tratamento de cães e gatos, com funcionamento 24 horas por dia. Desde a abertura do hospital veterinário, em julho de 2022, 34 mil animais foram atendidos
Divulgação
A saúde de cães e gatos vem recebendo atenção especial por parte da Prefeitura de Duque de Caxias. Desde meados de 2022, os animais têm direito a consultas, exames e cirurgias no Hospital Municipal Veterinário, no Jardim Primavera, que tem batido recordes de atendimentos. Em fevereiro deste ano, foram mais de 5.800 bichos beneficiados, sendo que desde a abertura, em julho do ano passado, já foram mais de 34 mil casos atendidos.
O atendimento é totalmente gratuito e também contribui com o bem-estar da população, que ganha com o combate a doenças infectocontagiosas. O hospital, que fica às margens da Rodovia Washington Luiz, funciona 24 horas por dia e atende também casos de emergência, o que atrai pessoas de outros municípios. Foi o caso da protetora de animais Rosana Nascimento, de 41 anos, que resgatou uma cadela na rua em São João de Meriti. Ela elogia a rapidez do atendimento. “Resgatei a cadela que estava muito debilitada e precisava de um atendimento de emergência. Aqui vimos que ela estava com um feto morto e foi logo operada”, conta a protetora.
O hospital fica localizado na Alameda Xavier Filho, Jardim Primavera
Divulgação
A capacidade de resposta rápida para situações de emergência como essa é proporcionada em grande parte pela atuação do Centro Cirúrgico do hospital, estruturado com três salas. Enquanto em uma delas são realizadas as operações, as outras são dedicadas ao trabalho pré e pós-operatório. Entre setembro do ano passado e até o início de março deste ano, já foram realizadas mais de 1.600 cirurgias no lugar.
A estrutura do hospital veterinário conta com salas de cirurgia
Divulgação
Mas nem todos os casos exigem intervenções cirúrgicas. Os animais passam por uma triagem e ,dependendo dos sintomas, são indicados os exames necessários. O hospital está equipado para realizar raio-x, ultrassom, ecocardiograma e hemograma, entre outros atendimentos. O laboratório da própria unidade emite os laudos.
De setembro do ano passado até março deste ano, foram realizadas 1.600 cirurgias
Divulgação
De mãos dos resultados, os veterinários podem receitar medicamentos para serem utilizados em casa ou indicar a medicação no próprio ambulatório local.
Muitos animais precisam de atendimento por conta de maus tratos. Eles são levados até por policiais que recebem denúncias. Acidentes também motivam a entrada dos bichos. Mas são as doenças infectocontagiosas, como a cinomose ou parvovirose, que mais provocam demandas. Tanto que o hospital está equipado inclusive com uma sala para isolamento para os casos mais graves.
“É muito gratificante saber que estamos ajudando a salvar a vida dos animais. Muitos chegam aqui à beira da morte e, na maioria dos casos, se reestabelecem. Mas temos sempre que reforçar a necessidade de prevenção e de combate aos maus tratos”, diz o diretor do hospital, Leandro Ramalho.