Estoque está em situação de emergência para os tipos sanguíneos O negativo, O positivo e B negativo, sendo que A positivo e AB negativo estão em alerta. Voluntários fazem doação de sangue em hemocentro localizado na capital paulista
LECO VIANA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
A Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, está com estoque abaixo do ideal, operando com menos de 40% da sua capacidade. A instituição, ligada à Secretaria Estadual da Saúde, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina.
Na Fundação, o estoque está em situação crítica para os tipos sanguíneos A negativo e B positivo. Estão em situação de emergência O negativo, O positivo e B negativo, sendo que A positivo e AB negativo estão em alerta.
A instituição aponta que as vacinas podem ser um impedimento temporário para a doação. Por conta disso, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que faça a doação de sangue antes de se vacinar.
O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas que foram vacinadas contra a gripe devem aguardar 48 horas doarem. Já as pessoas que apresentarem uma reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem aguardar o término dos sintomas.
No caso da vacinação contra a covid-19, o calendário oferece um período de inaptidão para aqueles que forem doar, podendo ser de 48 horas ou 7 dias, conforme o imunizante.
Como doar?
Para doar no Banco de Sangue de São Paulo, é necessário fazer o agendamento online pelo site da Pró-Sangue. Além disso, o candidato também deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais:
estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.
Informações sobre outros pré-requisitos básicos à doação, assim como o horário de atendimento dos postos disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.
Fundação Pró-Sangue opera com menos de 40% da capacidade; saiba como doar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.