O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta, nesta segunda-feira (16), para perigo potencial de tempestades em Santa Catarina e mais 17 estados, além do Distrito Federal. O aviso amarelo informa para risco de tempestades que podem causar alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas.
Em Santa Catarina, as principais áreas que podem ser atingidas pelas chuvas são o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul e Norte Catarinense.
Risco de tempestades em quase todo o país
Além do território catarinense e do Distrito Federal, o alerta amarelo para risco potencial para tempestades, compreende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Tocantins, Amazonas e Bahia.
No Rio Grande do Sul, o alerta compreende as regiões Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e Central. Já no Paraná, a região Metropolitana de Curitiba deve ser a mais atingida pelo risco de tempestades.
Segundo o alerta, o risco de tempestades é maior na região sudeste do país, onde o alerta é laranja, que representa perigo, segundo o Inmet. O estado do Rio de Janeiro deve ser o mais afetado, principalmente, nas áreas Sul, Noroeste, Centro e Metropolitana da capital carioca. Áreas do Espírito Santo e Minas Gerais também são incluídas no alerta laranja.
Orientações em caso de tempestade
O Inmet orienta à população que não permaneça embaixo de árvores e áreas com risco de desabamento durante rajadas de vento, ou tempestades. Se possível, o instituto orienta que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados em decorrência do risco de descargas elétricas.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros através do 193.