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CEOs catarinenses têm mais de 35 anos e estudaram em escola pública, revela pesquisa

A pesquisa Founders Overview revelou que 38% dos CEOs catarinenses tem entre 35 a 44 anos e que mais de 60% estudaram na rede pública de ensino. Porém, o cenário se inverte no ensino superior: 63% se graduaram em faculdades privadas. Quanto aos negócios que lideram, cerca de 24% das empresas foram fundadas no ano passado.

Pesquisa revela perfil dos CEOs catarinenses

CEOs catarinenses têm mais de 35 anos e estudaram em escola pública, revela pesquisa – Foto: rawpixel.com/Freepik/Reprodução/ND

O levantamento foi realizado pela A ACE Ventures, holding de venture capital, em parceria com a BHub e a a55. O objetivo foi traçar um perfil dos empreendedores de startups catarinenses.

Para Pedro Waengertner, fundador e CEO da ACE Ventures, os dados desmistificam a ideia de que o líder de uma startup é um recém-formado com muitas ideias e pouco conhecimento prático de mercado.

“O fato de que a maioria das empresas foram fundadas em 2023, ano no qual o setor ainda era impactado pelo inverno das startups, indicam que os novos negócios entendem as novas regras do mercado, ou seja, priorizam a sustentabilidade financeira. Assim, aqueles com uma bagagem profissional mais robusta se destacam”, comentou.

Experiência prévia e sócios: as estratégias dos CEOs catarinenses

De acordo com o levantamento, apenas 1% dos líderes ouvidos não têm experiência prévia em empreender; 39% já empreenderam e 53% já trabalharam em corporações. Entretanto, o traquejo no mundo dos negócios não exclui a necessidade de um sócio. Cerca de 41% dos empreendedores entrevistados pelo levantamento têm um sócio e, na falta de um, 17% possuem dois parceiros. Juntos, os líderes buscam estratégias para superar os principais obstáculos de guiar um negócio.

Atração de clientes e falta de capital: os maiores obstáculos para os CEOs catarinenses

O desafio número um apontado por 16% dos CEOs é a atração de novos clientes para o funil de vendas. Em segundo lugar, com 15% das respostas, há a dificuldade de captar investimentos para fazer a empresa crescer; em seguida, 15% citam a falta de capital de giro. Entretanto, a ascensão da inteligência artificial e sua implementação nos processos gera um impacto positivo para 30% das pessoas ouvidas. Segundo eles, a tecnologia aumentou significativamente o crescimento e eficiência da startup.

Sobre a aplicabilidade da inteligência artificial, a tecnologia é majoritariamente utilizada na análise de dados e insights em 19% das empresas. Em 17% das startups que participam do levantamento, a IA automatiza processos. O uso da tecnologia na área da experiência do cliente foi identificada em 13% das empresas e, por fim, 13% aplicam a inovação nas atividades do time de marketing. Entretanto, mais de 16% dos empreendedores afirmam que enfrentam uma escassez de talentos qualificados em inteligência artificial.

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