Nesta segunda-feira (25), a ALVF (Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira) e o HRO (Hospital Regional do Oeste) realizaram a cerimônia oficial de entrega de novos e revitalizados espaços pediátricos da instituição ao Governo do Estado de Santa Catarina.
Leia mais: Banco de leite materno do HRO está com estoque baixo em Chapecó; saiba como doar
O evento contará com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, além de diversas autoridades municipais e estaduais.
Inauguração de novos espaços pediátricos
A cerimônia marca a inauguração de importantes áreas no HRO, como os novos leitos de UTI Pediátrica e a revitalização dos espaços pediátricos da Oncologia, que incluem brinquedotecas, sala de aplicação de quimioterapia, consultórios odontológico e psicológico, além de uma sala multiúso.
Será reinaugurada, ainda, a Classe de Atendimento Escolar Hospitalar da Oncologia Pediátrica, permitindo aos jovens pacientes dar continuidade às atividades escolares durante o tratamento.
As reformas e novas instalações são fruto de investimentos em infraestrutura, tecnologia e ações de acolhimento. O presidente da Diretoria Executiva da ALVF, Mauro Damo, destaca a relevância da parceria com o Governo do Estado.
“O apoio financeiro e moral que estamos recebendo é o melhor possível. Com essa parceria, temos certeza de que faremos do HRO o melhor hospital de Santa Catarina”, ressalta.
Reformas com foco em humanização
Segundo o presidente da Diretoria Executiva da ALVF, as melhorias realizadas nos espaços pediátricos da Oncologia reforçam a humanização do atendimento. As áreas receberam decorações temáticas e lúdicas, proporcionando conforto e uma experiência mais leve para as crianças hospitalizadas.
Além disso, desde setembro, a Classe de Atendimento Escolar Hospitalar foi reativada, atendendo pacientes de 4 a 17 anos. Essa iniciativa garante a continuidade dos estudos, mesmo durante períodos prolongados de internação.
Resultados da gestão
Desde maio de 2024, o HRO tem implementado um novo modelo de gestão em parceria com o Governo do Estado e consultoria do Hospital Santo Antônio, de Blumenau. Entre as ações já realizadas estão:
- Criação do setor de Gestão de Qualidade;
- Ampliação de leitos (5 UTI pediátrica, 10 UCINCO, 2 UCINCA);
- Redução de despesas;
- Pesquisas de clima organizacional;
- Reestruturação organizacional e fortalecimento de lideranças;
- Elaboração de um Plano Diretor.
Conforme a ALVF, a média de permanência dos pacientes caiu de 5,6 dias para 3,4 dias, uma redução de 39%, o que possibilitou um aumento de 14% na taxa de ocupação. Além disso, houve um crescimento de 44% nas cirurgias eletivas realizadas, reduzindo significativamente a fila de espera por procedimentos.