O desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) tem causado dor de cabeça em aposentados e pensionistas. Em alguns casos, o débito foi realizado de forma automática, o que gerou transtornos a mais de um milhão de pessoas. No entanto, é possível bloquear o desconto pelo aplicativo ou site Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio. Segundo o Governo Federal, a exclusão já existia, porém não era de forma automática.
Desde março, quando iniciaram as reclamações sobre descontos indevidos, o INSS afirma que tomou uma série de medidas para proteger 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento.
O número de reclamações chegou a 1 milhão de janeiro de 2023 a maio de 2024, segundo auditoria determinada pelo próprio INSS.
Verificação de desconto
Foi disponibilizada, na tela inicial do Meu INSS, a consulta de “mensalidade associativa”. Em seguida, uma funcionalidade no aplicativo e site passou a permitir que aposentados e pensionistas, além de consultarem o desconto no pagamento, pedissem o bloqueio através do serviço, que também pode ser solicitado pela Central 135.
No ícone “mensalidade associativa”, em destaque no Meu INSS na plataforma Gov.br, também pode ser solicitado o bloqueio do desconto.
Como excluir desconto pelo Meu INSS
- Acesse o Meu INSS com login e senha.
- Na página inicial selecione Novo pedido.
- No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
- Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
- Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
- Após atualizar os dados, selecione Avançar.
- Leia as instruções e escolha Avançar.
- Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
- Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
- Confira os dados informados no requerimento.
- Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.