• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Prefeitos eleitos do Vale do Paraíba se reúnem com cúpula da polícia para discutir segurança na região


Encontro realizado em São José dos Campos (SP) nesta quinta-feira (21) teve como objetivo discutir medidas para aumentar a região, que é a mais violenta do interior de SP. Prefeitos eleitos do Vale do Paraíba se reúnem com cúpula da polícia para discutir segurança na região
Rauston Naves/TV Vanguarda
Os prefeitos eleitos e reeleitos das cidades do Vale do Paraíba para o próximo mandato, que começa no ano que vem, se reuniram com a cúpula da polícia na manhã desta quinta-feira (21) para discutir a segurança na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Além dos prefeitos e até vereadores eleitos nas 39 cidades do Vale do Paraíba, as polícias Federal, Militar e Civil participaram do encontro, que aconteceu no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em São José dos Campos.
O objetivo do encontro foi traçar estratégias em conjunto para combater o crime. O Vale do Paraíba é a região mais violenta do interior de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
“Foi produzida uma cartilha com recomendações para que os prefeitos tenham uma sequência de ações de políticas públicas para serem implementadas para melhoria da percepção de segurança da população”, explicou Fernando Mendes, major da Polícia Militar.
“A gente sabe que o crime é causado por múltiplos fatores. As organizações policiais, municipais e outros órgãos devem atuar de forma integrada para esse combate.”
Dois pontos importantes discutidos durante a reunião foram a instalação de uma nova base da Polícia Militar em Santa Branca e o aumento da fiscalização nas adegas da região.
Prefeitos eleitos do Vale do Paraíba se reúnem com cúpula da polícia para discutir segurança na região
Rauston Naves/TV Vanguarda
Prefeito eleito em Caraguatatuba – cidade da região com mais mortes violentas registradas neste ano (25), Mateus Silva (PSD) quer aproveitar a integração da polícia com a prefeitura para intensificar o combate ao crime nos bairros.
“O poder público municipal tem que ser mais participativo, dando mais condições e esse encontro em São José nos fortalece muito, com a integração entre poder público e prefeitura. Agora começa a operação verão, em que polícia tem muito trabalho em Caraguá, e obviamente nós vamos estar juntos com o policiamento para que a cidade volte a ser mais seguro”, afirmou Silva.
“Nossos pontos seguros realmente têm uma posição mais privilegiada. O nosso problema maior está interno, dentro dos bairros. Então o poder público tem que ser mais participativo e é isso que vai acontecer”
Já o prefeito eleito em Taubaté, Sérgio Victor (Novo) vai pedir à Polícia Militar um reforço na atividade delegada.
“A gente tem um desafio com o tráfico de drogas e precisa reforçar a atividade delegada, que foi um tema da nossa campanha. Precisa aumentar o número de policiais na rua e ter uma ação mais integrada. A segurança é regional, então é sempre importante discutir isso porque o desafio de uma cidade vizinha pode ser na nossa também”, disse Sérgio Victor.
Violência
O Vale do Paraíba é considerado a região mais violenta do interior de São Paulo. Foram registrados 235 assassinatos na região entre o início do ano e setembro.
Veja o número de mortes violentas por região do interior de SP em 2024:
Vale do Paraíba: 235
Ribeirão Preto: 174
Piracicaba: 166
Campinas: 155
Sorocaba: 155
Santos: 115
São José do Rio Preto: 82
Bauru: 86
Araçatuba: 62
Presidente Prudente: 58
Imagem de arquivo – violência
Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de SP. Segundo a pasta, o Vale e região (incluindo Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) têm a maior taxa de homicídios do estado.
Em setembro, a taxa foi de 11,63 vítimas de homicídio a cada 100 mil habitantes. Em todo o estado, a taxa foi de 5,85, enquanto no interior foi de 6,89.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.