O tempo, em boa parte de Santa Catarina, deve se manter instável ao longo de toda a semana. Conforme previsão da Defesa Civil estadual, a intensidade da chuva deve diminuir, mas a precipitação deve continuar até o fim da semana, com chance de deslizamentos na Grande Florianópolis.
O órgão orienta que os moradores permaneçam em atenção, principalmente, nas regiões de Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis. Apesar da diminuição do volume de chuvas até o fim da semana, há chances de temporais isolados em alguns pontos do estado.
Cuidados em caso de deslizamentos na Grande Florianópolis
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta que a população evite circular ao ar livre durante os temporais, procurando sempre por locais abrigados e seguros.
Além disso, é necessário redobrar os cuidados em áreas de encosta, que apresentam maior riscos para deslizamentos na Grande Florianópolis e outras áreas de Santa Catarina.
A população também é orientada a ficar distante de estruturas inclinadas, como postes ou árvores, ou que apresentem algum tipo de rachadura, como muros ou paredes danificadas.
Na terça-feira (05) o tempo segue instável pelo estado. A circulação marítima, embora menos intensa que nos dias anteriores, ainda mantém condições para chuvas isoladas nas áreas litorâneas, que intercalam com períodos de melhoria com sol. A partir do final da manhã, o aquecimento diurno somado a disponibilidade de umidade e a presença de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, especialmente no Litoral Sul (áreas de encosta próximas a Serra) e trechos dos Planaltos e Grande Oeste com risco baixo a moderado para ocorrências associados aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais nestas regiões. As temperaturas apresentam maior elevação se comparada aos dias anteriores, variando entre 16°C e 23°C no amanhecer e de 25°C a 32°C à tarde na maioria das regiões.
Na quarta-feira (06) a condição para chuva e temporais aumenta na maior parte do estado, com exceção das áreas costeiras, onde o sol aparece entre nuvens e a circulação marítima ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva, no geral de fraca intensidade e passageiras. A influência de uma área de baixa pressão no interior do continente somada ao aquecimento e disponibilidade de umidade, serão alguns dos responsáveis pela desestabilização da atmosfera pela ocorrência de pancadas de chuva e formação de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais com chuva intensa entre o Grande Oeste, Planaltos e áreas de encosta do Litoral Sul e baixo nas demais áreas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 14°C e 22°C pelo estado. A tarde será abafada, mais uma vez com marcas entre 25°C e 32°C na maioria das regiões.
Na quinta-feira (07), a aproximação de uma frente fria reforça o quadro de instabilidade em SC. O tempo já deve apresentar mudança entre a madrugada e o período da manhã nas áreas próximas à divisa com o RS, incluindo regiões como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde haverá condições para chuva e temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. Ao longo do dia, com o deslocamento da frente fria pelo estado, outras regiões passam a apresentar condições favoráveis à ocorrência de chuva e temporais. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas permanecem altas, variando entre 24°C e 28°C na maioria das áreas com valores pontualmente mais altos. As temperaturas diminuem no final do dia quando variam entre 11°C e 16°C nas áreas serranas.
Na sexta-feira (08), a frente fria se afasta de SC e o tempo começa a apresentar condições de melhoria. Apesar disso, ainda espera-se a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, no geral de fraca intensidade. Os ventos mais persistentes de sul ao longo da costa também deixam o mar mais agitado. No sábado (09) o tempo fica firme na maior parte do estado, com exceção das áreas serranas, onde ainda haverá condição para chuvisco isolado.