• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia D de Vacinação contra influenza ocorre em Rio Branco neste sábado (15)


Ministério da Saúde disponibilizou, inicialmente, mais de 100 mil doses ao Acre, a serem distribuídos entre os 22 municípios que podem escolher o dia para fazer campanha. Vacinação é feita no Crie das 8h às 16h neste sábado (15)
Consuela Gonzalez/Rede Amazônica Acre
A capital Rio Branco iniciou o Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (15). A campanha é em âmbito nacional e começou na segunda-feira (10) e a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) começou a vacinação contra o vírus da gripe no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) em grupo prioritário.
Esta já é a 25ª campanha nacional em combate a este vírus. Contudo, além da imunização para o grupo prioritário, todas as demais vacinas estão sendo oferecidas à população.
LEIA MAIS:
No Acre, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas com dose extra da vacina contra gripe
O público-alvo que deve ser imunizado é de 312 mil pessoas. Existem quatro tipos de vírus da gripe influenza: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
O Crie funciona aos sábados, domingos feriados e se estende ao período noturno. Neste sábado, campanha ocorre até às 16h.
Importância
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI-AC), Renata Quiles, é importante que a população entenda a importância da imunização para a prevenção e disseminação de doenças. Ainda segundo ela, o Acre recebeu 100 mil doses do imunizante contra a influenza, a serem distribuídos entre os municípios.
“Não recebemos mais doses porque nós mesmos pedimos pro Ministério da Saúde ir mandando aos poucos por questão de capacidade de armazenamento. Mas nós temos à disposição, no Ministério da Saúde, mais de mil doses já destinadas para o Acre, só esperando a gente pedir. A gente solicita hoje, na mesma semana já chega”, frisou.
Influenza: Dia D de vacinação contra a doença no Acre ocorre neste sábado (15)
Júnior Aguiar/Sesacre
Quiles comentou ainda sobre o fato de a população subestimar o vírus, que pode levar à morte, bem como a respeito da importância das campanhas anuais que ajudam na redução de casos a partir do esquema vacinal atualizado.
“Uma doença só fica controlada se a população se vacina. Quando a população tem a falsa sensação de segurança de que ‘eu não preciso mais me vacinar’, as doenças voltam. Nós estamos vendo aí não só para a Covid, pra Influenza, mas estamos tendo sarampo ressurgindo, a poliomielite batendo na nossa porta. São doenças que são prevenidas através de uma picadinha, que é uma vacina, e que evita internação, evita um monte de picadinha de uma UTI e o pior, o óbito”, comentou.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários para a vacinação contra a influenza no Acre são:
idosos com 60 anos ou mais;
trabalhadores da Saúde;
crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos;
gestantes;
puérperas;
povos indígenas;
professores;
pessoas com comorbidades e deficiências permanentes;
caminhoneiros;
trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano;
trabalhadores portuários;
forças de segurança e salvamento;
profissionais das Forças Armadas;
funcionários do sistema de privação de liberdade;
população privada de liberdade com mais de 18 anos;
adolescentes e jovens com privação de liberdade.
Colaborou Eldérico Silva, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.