Em 2018, laudo da Defesa Civil apontou risco de desabamento do prédio, mas reforma só foi iniciada quatro anos depois. Obra da reforma do Quartel Geral da PM-AL
Claudemir Mota/MP-AL
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) realizou uma inspeção no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PM-AL), no centro de Maceió, para apurar o andamento da reforma do prédio. Em 2018, a Defesa Civil condenou o imóvel devido ao risco de desabamento.
Segundo a promotora de Justiça Karla Padilha, a obra foi iniciada somente quatro anos após o laudo da Defesa Civil e deveria ter sido concluída em março deste ano, mas não há nova previsão para o fim da reforma.
“De lá para cá, teria havido um atraso no início e desenvolvimento das obras, resultando na necessidade de um aditivo ao projeto originário, assinado com a mesma construtora, tanto para atualização de preços, quanto para outros acréscimos não previstos no projeto original”, explica a promotora.
O MP-AL cobra uma nova previsão para conclusão da obra a fim de se evitar outras prorrogações e, consequentemente, mais gasto de dinheiro público.
O g1 entrou em contato com o Estado para obter um posicionamento sobre a obra de reforma do Quartel Geral da PM, mas não tinha recebido resposta até a última atualização desta reportagem.
Obra da reforma do Quartel Geral da PM-AL
Claudemir Mota/Ascom MP-AL
Enquanto a obra não é concluída, há prédios alugados para acomodar os setores que foram desalojados no Quartel Geral, como a parte administrativa, departamento de pessoal, diretoria de finanças, comunicação da PM, diretoria de apoio logístico, além de outros setores, que atualmente trabalham de forma desmembrada, o que pode também afetar a qualidade na oferta dos serviços.
“O Ministério Público está preocupado tanto com eventuais locações que geram custos ao Governo do Estado quanto em relação à eficiência e ao desempenho da atividade policial no que concerne aos setores que deveriam atuar de forma integrada e concentrada no prédio em reforma, em razão dessa necessidade de saída do local originário”, explica a promotora.
A visita ao local da obra foi acompanhada pela equipe de engenharia da PM-AL, responsáveis pela empresa contratada para realizar a reforma, além dos profissionais contratados pelo Governo do Estado e que deverão acompanhar as etapas da obra e suas medições. O resultado da inspeção vai ser informado às Promotorias da Fazenda Pública Estadual.
Também foi agendada uma nova inspeção para o acompanhamento e desdobramentos burocráticos de aprovação do aditivo junto à Seinfra, em 30 dias, a fim de que o MP-AL possa se inteirar acerca do regular andamento da reforma, bem como, das atividades desempenhadas por todos os órgãos envolvidos, a fim de se evitar sobrepreços e novas prorrogações de prazo para a entrega da obra.
Obra da reforma do Quartel Geral da PM-AL
Claudemir Mota/Ascom MP-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Atrasada, reforma do Quartel Geral da PM-AL é inspecionada pelo Ministério Público
Adicionar aos favoritos o Link permanente.