• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ave mais bonita do mundo? Conheça o quetzal


Espécie é conhecida por sua beleza e preferência pelos abacates É considerado por muitos especialistas o pássaro mais bonito do mundo.
Diego Quesada / Acervo Pessoal
Um ícone das florestas de altitude da América Central, o quetzal (Pharomachrus mocinno), considerado por muitos observadores a ave mais bonita do mundo, não é uma espécie fácil de encontrar. A maior população reside na Costa Rica e vive a maior parte do ano embrenhada na mata.
Mas entre os meses de março a junho as chances de ver essa joia da floresta são maiores. É a época de reprodução, quando espécie vocaliza mais, facilitando o encontro. Além disso os abacateiros silvestres e outras frutas das árvores da família do louro (Lauraceae) estão produzindo. Este é o alimento favorito dos quetzals.
Para as civilizações asteca e maia, este animal era visto como sagrado e conhecido como “a serpente emplumada”, que representava as limitações físicas e a espiritualidade dos seres humanos. Além disso, é símbolo nacional da Guatemala e deu origem ao nome da moeda que circula no país há quase 100 anos.
A maior população da espécie reside na Costa Rica
Diego Quesada / Acervo Pessoal
Guia de turismo há 21 anos na Costa Rica, Diego Quesada diz que o quetzal é uma das espécies mais procuradas por observadores de pássaros, naturalistas e fotógrafos. Segundo ele, muitos moradores do país também dependem economicamente da ave e, dessa forma, utilizam a popularidade da espécie para atrair os turistas que vêm de vários países para observá-la.
“Há um benefício econômico, um produto do ecoturismo. São muitas as pessoas que se beneficiam diretamente da espécie: guias, hotéis, restaurantes, reservas naturais, lojas de souvenirs, artistas, transportadoras, mas isso também gera uma série de atividades indiretas que são todas as linhas de distribuição e produtos que completam essas atividades”, explica Diego.
As aves utilizam muitas espécies da família Lauraceae na dieta, sendo o abacate selvagem uma das preferências.
Diego Quesada / Acervo Pessoal
A beleza deste pássaro justifica a fama em torno da espécie, tanto pelas tonalidades brilhantes, como pela elegância. A cauda dos machos tem quatro penas longas com quase o dobro do tamanho do corpo e tornam o visual dessa espécie único e especial. Já as fêmeas têm a cabeça de cor castanha e costumam ter a plumagem um pouco mais escura.
As aves utilizam muitas espécies da família Lauraceae na dieta, sendo o abacate selvagem uma das preferências e por isso migram para diferentes elevações, dependendo da disponibilidade das frutas na região. Eles têm uma dieta variada que também inclui insetos e rãs.
O quetzal possui uma importância significativa para o reflorestamento. Quando come o fruto, digere apenas a poupa e preserva as sementes que, ao eliminar, espalha por todas as partes da floresta.
O surucuá-pavão vive solitário ou em casal, observado sobretudo junto a árvores frutíferas, principalmente daquelas que produzem frutos grandes.
Acervo/ Terra da Gente
Parentes no Brasil?
Um parente bem próximo do quetzal, que pertence ao mesmo gênero, e é encontrado no Brasil, é o surucuá-pavão (Pharomachrus pavoninus). A ave mede cerca de 34 cm de comprimento e pesa 158 g (macho). Está presente na região do alto Rio Amazonas, da margem direita do rio Tapajós e alto Rio Negro para oeste. Encontrado também na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
O macho tem o peito e a barriga vermelhos e a fêmea possui a cabeça menos brilhante e o peito amarronzado. O surucuá-pavão vive solitário ou em casal, observado sobretudo junto a árvores frutíferas, principalmente daquelas que produzem frutos grandes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.