A saúde pública de Itajaí está em situação de colapso, disse a secretária de Saúde do município, Mylena Lavado, nesta quinta-feira (9). Um raio-X das unidades de saúde e de contratos na área foi realizado nos primeiros dias da atual gestão e apresentado nesta semana.
Segundo a Secretaria de Saúde, pelo menos 15 contratos relacionados ao trabalho de profissionais ou a oferta de serviços estão vencidos.
“Mais de 15 contratos importantes vencidos, e não há possibilidade legal para renová-los. É uma situação crítica que enfrentamos”, ressaltou Mylena Lavado.
Saúde pública de Itajaí enfrenta problema de pessoal e estrutura
Dos serviços mais básicos como limpeza e segurança, até os mais complexos como falta de equipamentos para pacientes graves, o raio-X mostra que há redução no quadro de profissionais, sobrecarga de médicos, enfermeiros e técnicos, falhas no sistema de agendamento e laudo, entre outros diversos problemas.
Um mapeamento também foi realizado em cada unidade de saúde (Centro de Referência da Criança e da Mulher, UPA Cordeiros, UBS Votorantim, UBS Costa Cavalcante e UBS Jardim Esperança). Todos apresentaram necessidade de reforma ou revitalização dos espaços.
Continuidade dos serviços
Em plena temporada e com o aumento na demanda por atendimento, a prefeitura do município disse estar elaborando um plano de ação para garantir a continuidade dos serviços.