Ministério Público afirma que parlamentares e outros ex-vereadores praticaram nepotismo. Defesa diz que não concorda com decisão. Justiça determina afastamento de 2 vereadores de Maringá
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento imediato dos vereadores Belino Bravin Filho (PSD) e Altamir Antônio dos Santos (Podemos), de Maringá, norte do estado, após o trânsito em julgado de uma sentença por nepotismo, quando um agente público nomeia parentes para cargos públicos.
Trânsito em julgado significa que não há mais como recorrer de uma decisão, e, portanto, ela deve ser cumprida.
A decisão de afastamento foi comunicada à Câmara Municipal por meio de ofício enviado pelo juiz substituto da 2ª Vara de Fazenda Pública de Maringá, Leandro Albuquerque Muchiuti. Nela, o magistrado avisa sobre a suspensão dos direitos políticos dos parlamentares por até três anos.
O processo contra Belino e Altamir se arrasta desde 2005. Além deles, outros ex-sete vereadores foram condenados por nepotismo. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o grupo empregou parentes em cargos de assessoria nos próprios gabinetes.
De acordo com a condenação, os atuais parlamentares não poderão disputar as eleições municipais de 2024.
O que dizem os vereadores
Câmara de Maringá
Câmara de Maringá/Divulgação
Belino Bravin está no oitavo mandato seguido na Câmara de Maringá, enquanto Altamir Antônio cumpre o quarto mandato. Procurados pela RPC, eles não quiseram gravar entrevista.
Em nota, os advogados deles disseram que não concordam com a perda dos direitos políticos e dos mandatos porque essas penalidades podem ser substituídas por multas.
Leia também
Governo do Paraná vai devolver cerca de R$ 5 milhões de IPVA a contribuintes que tiveram veículo furtado ou roubado em 2022
Motorista que provocou acidente fatal para jovem de 27 anos em Curitiba se apresenta à polícia; vídeo mostra momento em que moto da vítima é atingida
VÍDEO: cocaína monitorada por GPS e com destino à Europa é encontrada no Porto de Paranaguá
O g1 tenta contato com a defesa dos outros ex-parlamentares.
A presidência do Legislativo maringaense informou que só vai se manifestar sobre o assunto assim que for notificada da decisão judicial.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Norte e Noroeste.
Justiça determina afastamento de dois vereadores de Maringá condenados por empregar parentes como assessores
Adicionar aos favoritos o Link permanente.