• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nexa + Comunidade


Empresa aposta no relacionamento institucional e na escuta comunitária como ferramentas de desenvolvimento local A Nexa, empresa global de mineração, acredita que um território próspero é aquele em que há oportunidades compartilhadas para todos, por isso, sua estratégia de desenvolvimento social se ampara em ações que oportunizam a co-construção de legado positivo e a licença social junto às comunidades com as quais se relaciona.
A sigla ESG, tão usada no momento, tradução do inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança é um dos pilares dos compromissos públicos assumidos pela Nexa.
Suas diretrizes ESG contemplam compromissos prioritários para 2030 em distintas áreas e uma delas é o desenvolvimento local.
Em Juiz de Fora, MG, a empresa atua há 43 anos e o relacionamento social é estruturado em quatro frentes: a educação, a educação ambiental (foco em preservação das águas), a geração de emprego, renda e qualificação profissional junto às comunidades e a licença social que contempla a construção de diálogos participativos e de agendas comuns com a sociedade.
“Todo esse trabalho é feito com muita escuta comunitária. Dessa forma, a Nexa estabeleceu um Plano de Desenvolvimento Local (PDL) que ajuda a fortalecer as comunidades na busca por mais autonomia e protagonismo”, conta Flaviane Soares, jornalista, consultora social da Nexa em Juiz de Fora.
Projeto QualificAção
Jhonata Almeida
No Centro de proteção social básica, Curumim, em Igrejinha, uma turma de 25 adultos, com idades a partir de 18 anos, tem aulas de ginástica e caminhada. Eny Aparecida, 58 anos, moradora de Igrejinha, conta que a mudança em sua qualidade de vida é notável ” Essa aula é muito importante, está sendo muito boa para mim, melhorei no meu dia-a-dia, meu físico e minha saúde”, conta a moradora. As aulas de futsal, ginástica e alongamento fazem parte do Projeto Vida Mais Ativa. Além de incentivar talentos individuais e elevar a autoestima, as ações criam espaços para a socialização e convivência, com objetivo de afastar crianças, jovens e adultos da situação de risco, além de possibilitar melhor qualidade de vida na terceira idade.
Projeto Vida Mais Ativa
Jhonata Almeida
O projeto “Nexa Jovem” acontece em Igrejinha e Benfica, e são oficinas culturais para que os jovens possam experimentar as artes e se posicionarem como agentes de mudança na sociedade. A ideia é potencializar a juventude para trazer uma nova dinâmica para os lugares onde moram, abordando também, conceitos de educação patrimonial.
Projeto Nexa Jovem
Jhonata Almeida
Fernanda Delgado é presidente da Associação de Moradores do Bairro Benfica e tem acompanhado o trabalho de perto. “A Nexa não está preocupada apenas com a questão do simulado das barragens, que é uma obrigação legal, mas com projetos sociais. Durante a pandemia, foram atendidas mais de 90 famílias, recebendo um kit de alimentação por seis meses. São diversos projetos sociais da empresa, como a escolinha de futebol, a ginástica para jovens e adultos, a carreta do SENAI com cursos de qualificação na área de manutenção elétrica, diversos cursos profissionalizantes de panificação, ações de educação ambiental com as crianças. A comunidade está muito satisfeita”, conta.
Relacionamento com a comunidade
Jhonata Almeida
Além do Plano de Atendimento a Emergência de Barragens (Simulado) que envolve fortemente as comunidades do entorno no fortalecimento da cultura de prevenção e segurança, a Nexa ainda oferece o Programa de Educação Ambiental (PEA) para crianças dos sextos e sétimos anos, com idades entre 11 e 12 anos, da Escola Municipal Padre Wilson, em Igrejinha, além de oficinas e jogos pedagógicos em ações comunitárias realizadas neste mesmo bairro, em Benfica e arredores.
Programa de Educação Ambiental (PEA)
Jhonata Almeida
O projeto “Água Boa”, consolidado em 2022, elaborou o diagnóstico da situação de abastecimento de água e do esgotamento sanitário nas comunidades de Igrejinha, Cachoeira e Vila São João Batista, gerando um documento importante para amparar o poder público e a sociedade civil em tomadas de decisões estratégicas e de longo prazo para os bairros.

A Nexa também criou e impulsiona o grupo do Painel Comunitário, que se reúne, mensalmente, para discutir temáticas da comunidade, em reuniões que mostram a força do coletivo e da cooperação.
Somadas a essas ações, a Companhia segue investindo na capacitação de micro e pequenos empreendedores do município e em outras tantas ações que contribuem para o fortalecimento local.
“Acreditamos que estamos no caminho certo. Nossos investimentos sociais apoiam a amplificação da força de pessoas e instituições tão importantes no desenvolvimento de comunidades mais maduras, articuladas e saudáveis.”, concluiu José Maximino Tadeu Ferron, gerente geral da Nexa, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Nexa + Comunidade
Nexa+Comunidade
Jhonata Almeida
Nexa+Comunidade
Jhonata Almeida
Nexa+Comunidade
Jhonata Almeida
Nexa+Comunidade
Jhonata Almeida

Adicionar aos favoritos o Link permanente.