Após paralisação da categoria por quatro dias, cerca de 3,6 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na capital. Após paralisação, coleta de lixo em Teresina deve ser regularizada nesta segunda (17); moradores reclamam de acúmulo de materiais
Márcio Lopes
A Prefeitura de Teresina informou que trabalhadores do serviço de limpeza pública estão nas ruas para regularizar a coleta de lixo ainda nesta segunda-feira (17). Após paralisação da categoria por quatro dias, cerca de 3,6 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na capital.
“A coleta continua e todos os serviços de coleta e limpeza, como varrição e capina, já voltaram. Pode ser que ainda haja alguns focos [de acúmulo de lixo] por conta da logística. Estes pontos são exceções e estão sendo sanados”, informou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ao g1, um morador do bairro Saci, na Zona Sul de Teresina, Márcio Lopes, relatou que animais chegam a se alimentar do lixo acumulado na região.
Em um registro compartilhado por ele, moradores protestaram contra a situação com ironia e humor. A imagem mostra um cavalo com uma placa com a seguinte frase: “Dr. Pessoa, o homem da limpeza”.
“A população está indignada com a limpeza pública no bairro. As pessoas já estão jogando lixo nas praças, porque o lixo está se acumulando nas calçadas das casas”, disse.
Moradores realizaram coleta
Coleta de lixo organizada por moradores do bairro Ilhotas
foto: g1
Moradores do bairro Ilhotas, também localizado na Zona Sul de Teresina, chegaram a realizar uma coleta de lixo na última quinta-feira (13). O idealizador da ação, Kleiton Holanda, declarou que a coleta de lixo ocorreu inicialmente em cerca de sete ou oito ruas, onde o acúmulo do lixo já causava transtornos e doenças aos moradores.
Fim da paralisação
Moradores do bairro Ilhotas realizam coleta de lixo
Os trabalhadores do serviço de limpeza pública de Teresina encerraram as paralisações na quarta-feira (12). Em audiência com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) na última sexta-feira (14), o representante da empresa Consórcio Teresina Ambiental (CTA), Pablo Porto, informou que o valor pago pela Prefeitura estava defasado e havia um prejuízo em relação ao contrato. Destacou ainda que a paralisação partiu do sindicato dos trabalhadores e não da empresa.
O coordenador da limpeza da Semduh, Paulo Nunes, ressaltou que o pagamento estava em dia e que a Prefeitura foi surpreendida pela paralisação.
“O pagamento de fevereiro não estava em atraso, porque temos até 90 dias para fazer o repasse para a empresa. Mas é necessário que ela tenha dinheiro em caixa para honrar os pagamentos”, alegou Paulo Nunes.
Após paralisação, coleta de lixo em Teresina deve ser regularizada nesta segunda (17); moradores reclamam de acúmulo de materiais
Divulgação/MPPI
“Ficou acumulado o volume de três coletas de lixo residencial, por exemplo. Mas estamos trabalhando para que, na segunda-feira (17), tudo já esteja regularizado”, concluiu o coordenador.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Após paralisação, coleta de lixo em Teresina deve ser regularizada nesta segunda (17); moradores reclamam de acúmulo de materiais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.