• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Estudo revela método curioso para queimar mais calorias ao caminhar

Você sabe como queimar mais calorias ao caminhar? Para quem não sabe, esta atividade é uma das formas mais simples e acessíveis de cuidar da saude, mas agora um estudo da Universidade de Milão, na Itália, traz uma nova luz para aqueles que desejam perder peso.

Saiba como queimar mais calorias ao caminhar – Foto: Canva/ND

O estudo sugere que pequenas pausas durante a caminhada podem aumentar significativamente o gasto calórico.

Como queimar mais calorias ao caminhar?

Enquanto muitos acreditam que uma caminhada longa e sem interrupções é a melhor maneira de queimar calorias, os pesquisadores descobriram que dividir a atividade em séries curtas é mais eficaz.

Conforme o estudo, caminhar ou subir escadas por 10 a 30 segundos, seguido de pausas, pode aumentar o consumo de oxigênio em até 60%. Esse maior consumo de oxigênio reflete um gasto energético mais elevado, contribuindo para a perda de calorias de forma eficiente.

Isso ocorre porque, após alguns minutos de movimento contínuo, o corpo se torna mais eficiente no uso de energia. Interromper a caminhada “desregula” essa eficiência, obrigando o organismo a gastar mais energia para retomar o movimento.

Homem caminhando

Enquanto muitos acreditam que uma caminhada longa e sem interrupções é a melhor maneira de queimar calorias – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Como incorporar o método de queimar mais calorias ao caminhar

Não é necessário reservar muito tempo para aplicar essa técnica. Você pode, por exemplo, levantar-se da mesa de trabalho e caminhar por 15 segundos, descansar por 10 minutos e repetir. Além de ativar o metabolismo, essa prática é especialmente útil para pessoas com mobilidade reduzida, já que exige apenas pequenos intervalos de atividade.

Pessoa caminhando

Saiba como incorporar o método de queimar mais calorias ao caminhar – Foto: Canva/ND

De acordo com estudos publicados no Journal of the American College of Cardiology, atingir 7 mil passos diários já traz benefícios significativos à saúde, dispensando a meta de 10 mil passos popularizada.

Outra pesquisa, publicada no British Journal of Sports Medicine, destaca que caminhar cerca de duas horas por dia, a uma velocidade de 5 km/h, está associado a uma maior expectativa de vida, com ganhos de até 10 a 12 anos para quem mantém uma rotina física regular.

Dica final

Independentemente do seu ritmo ou intensidade, o importante é manter-se ativo. Se o objetivo é aumentar a queima calórica, experimente incluir pequenas pausas nas caminhadas. Além de potencializar os resultados, essa prática torna a atividade mais prática e adaptável ao dia a dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.