• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Jovem com tumor que salta do pescoço e sangra vive drama para conseguir remédio de alto custo para o tratamento


Greyce Couto, de 25 anos, precisa do Pembrolizumabe, um remédio que custa em média R$ 17 mil cada dose. A quimioterapia e outros medicamentos não ajudaram a jovem moradora de Praia Grande (SP), que aguarda uma resposta do Estado para começar o novo tratamento. Com tumor que salta do pescoço e sangra, jovem de Praia Grande se desespera com alto custo de medicação para tratamento
Arquivo Pessoal
A jovem Greyce Couto, de 25 anos, luta há aproximadamente quatro contra um tumor maligno, que fica saltado no pescoço. Após resultados insatisfatórios com a quimioterapia e com outra medicação contra o linfoma de Hodgkin, a moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo, aposta em uma nova forma de vencê-lo, um tratamento com o Pembrolizumabe, cuja dose custa em média R$ 17 mil .
O remédio foi receitado no dia 14 de março por um médico hematologista [estuda e trata doenças relacionadas ao sangue] que a atende em Santos, também no litoral paulista. Ela precisa de uma dose a cada três semanas, mas, embora a medicação tenha sido solicitadas ao Governo do Estado, por ter alto custo, ainda não teve acesso ao Pembrolizumabe.
Na última quarta-feira (12), a lesão no pescoço começou a sangrar pela primeira vez em quatro anos. “Saiu muito sangue do tumor. Tanto sangue que eu até me assustei. Só Deus para ter misericórdia de mim”.
“Me deram o prazo de 30 dias para a resposta se vão liberar ou não as doses. Como eu posso ficar esperado por uma resposta sobre o remédio?” questionou o Estado.
Greyce Couto, de 25 anos, mora em Praia Grande e trata um linfoma de Hodgkin há quatro anos
Arquivo pessoal
Greyce afirma que além do sangramento e da preocupação com a medicação que ainda não teve acesso, a região do tumor dói muito e ela vive à base de remédios, que interferem nas ações do dia a dia. “Faço curativo umas cinco vezes ao dia, pois sai muita secreção”.
“Eu não tenho posição para dormir e não posso fazer exercícios porque começo a sentir muitas dores. Nem sempre acordo disposta”, relatou.
O g1 questionou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo um prazo para que a paciente receba a medicação, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Paciente já fez tratamento com quimioterapia e outra medicação, porém, como não houve melhora, é necessário receber uma medicação de alto custo
Arquivo pessoal
Entenda o que é o linfoma de Hodgkin
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto de órgãos e tecidos espalhados pelo corpo. Formado por vasos e gânglios, o sistema linfático é responsável pela por produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo.
Em geral, o paciente percebe a presença de linfonodos, que se apresentam como caroços, muitas vezes indolores. No caso de Greyce e do comentarista esportivo Caio Ribeiro, diagnosticado em 2021, o caroço foi percebido no pescoço.
Além do pescoço, essas ínguas aparecem com frequência também nas axilas e na virilha. Outros sintomas dependem do local onde o câncer está, mas podem incluir febre, perda de peso, fraqueza e aumento do volume do abdômen.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.