O passageiro Cristian Júnior Selbino da Costa Machado, de 18 anos, contou à equipe da NDTV Record como foi o tombamento do ônibus, ocorrido na manhã deste domingo (26), por volta das 7h30, no Mirante da Serra Dona Francisca, em Joinville, Santa Catarina. O veículo, que transportava 46 passageiros, havia saído de Canoinhas às 3h30 com destino a Penha, onde os passageiros visitariam o parque Beto Carrero World.
Problemas mecânicos e falha nos freios
Cristian relatou que o ônibus já apresentava problemas mecânicos ainda no município de Três Barras. Apesar das falhas, a viagem seguiu até que os freios começaram a falhar, principalmente durante a descida da serra. “Quando percebemos que o ônibus estava muito rápido, eu firmei o cinto”, disse Cristian.
Pouco depois, o ônibus entrou em uma curva acentuada, momento em que muitos passageiros, que não usavam cinto de segurança, segundo ele, começaram a se desesperar. “Percebi que o ônibus começou a virar demais. Tentei me ajeitar, mas virou e capotou”, contou o jovem. Ele destacou que a falta de cintos de segurança agravou ainda mais os ferimentos. “Muita gente caiu em cima das outras,” afirmou.
Ferimentos e momentos de pânico
Entre os feridos, um passageiro que estava no último banco sofreu um ferimento grave na cabeça, enquanto a esposa de um amigo de Cristian teve um corte profundo no braço. Outro passageiro quebrou o braço e ficou em estado de pânico. Alguns conseguiram sair pelas janelas de emergência. “Quando todo mundo começou a se acalmar, eu soltei o cinto para ajudar”, relatou.
Segundo Cristian, havia uma criança de colo no ônibus. “O ônibus começou a soltar gasolina e fumaça. Quando ele tombou, ouvi um estrondo de vidro quebrando. Ficamos sem reação, em choque.”
Nota da empresa Viação Canoinhas:
“A Empresa de viagens e turismo VIAÇÃO CANOINHAS comunica a ocorrência de um acidente ocorrido na manha deste domingo, dia 26 de janeiro, envolvendo um ônibus de sua frota. Até o presente momento, ocasião deste comunicado, foram registradas vitimas com lesões leves e moderadas. Não há qualquer fatalidade ou vítimas em estado grave. A equipe da VIAÇÃO CANOINHAS, através de seus gestores, se deslocaram até o local do acidente e estão prestando todo auxílio e assessoria às vítimas.”
Apesar dos relatos dos passageiros sobre possíveis falhas mecânicas no ônibus, a causa do acidente será concluída após os procedimentos de investigação.