• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

BH tem primeira princesa trans do Carnaval de BH; conheça a dançarina Nzambi


Para a dançarina, cabelereira e produtora, o propósito no concurso foi mostrar que seu corpo está presente e deve, sim, ser respeitado. Corte Real Momesca 2025.
Créditos: Wander Faria
Pela primeira vez, uma mulher trans é eleita a Princesa do Carnaval de Belo Horizonte! A faixa foi entregue, no domingo (12), para a dançarina de hip hop, produtora cultural e cabelereira, Nzambi Niara, de 21 anos.
Samba de berço: conheça Mari Lopes, Rainha do Carnaval de BH
Moradora do bairro Pindorama, na Região Oeste de Belo Horizonte, Nzambi iniciou sua trajetória no Carnaval em 2024, quando foi convidada para ser rainha do bloco Afro Magia Negra. Hoje, ela participa da Escola de Samba Canto do Alvorada.
Ligada a espiritualidade, Nzambi desfilou, no último domingo (12), vestida de Oxum. Ela disse que quando estava em cima do palco, se emocionou e que não esperava toda aquela torcida.
“Foi um mix de emoções. Não era para estar viva, passei por uma fase depressiva muito forte. Consegui me recuperar graças a minha espiritualidade. E ganhar esse título fez parte de um propósito muito grande e importante, e esse propósito foi estar no palco sendo a primeira mulher trans a ganhar o concurso. Depois que sai do palco eu travei e não consegui sair, tiveram que me ajudar, estava muito emocionada”, contou.
Representatividade 🏳️‍🌈
Corte Real Momesca 2025.
Créditos: Wander Faria
“Porque os homens vestidos de mulher podem fazer o Carnaval e eu que sou uma mulher de verdade não posso? Hoje em dia, a gente é vista de forma marginalizada. Seguindo esse propósito, vim mostrar que meu corpo está presente e ele deve ser respeitado. Faço isso subindo nos palcos, desfilando na avenida e mostrando que nós, mulheres trans, somos pessoas de verdade e podemos estar em qualquer lugar” contou.
Sobre a eleição da Corte Momesca 👑
O concurso consiste em oito homens e oito mulheres pré-selecionados disputaram os postos de Rainha, Rei Momo e Princesa. Após eleita, a “realeza” recebe faixas, figurinos, uma premiação em dinheiro e o mais importante: a missão de levar o espírito carnavalesco a compromissos e agendas relacionadas à festa em BH.
Carnaval em BH 2025 💃🏿
O público que vai curtir o carnaval de Belo Horizonte em 2025 deve ultrapassar o do ano passado. A prefeitura anunciou que a estimativa é de 6 milhões de pessoas, superando os 5,5 milhões de 2024. O número é três vezes a população da cidade.
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.