• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Ataque de puma que assustou moradores no interior de SC é confirmado por biólogo

Nos últimos dias, diversos vídeos que relatam um ataque de puma, o segundo maior felino das Américas, ganharam repercussão na internet. O caso ocorreu em São João do Itaperiú, município com cerca de 4,4 mil habitantes, localizado no Norte de Santa Catarina, a aproximadamente 50 quilômetros de Joinville.

Ataque de puma que assustou moradores em SC é confirmado

Ataque de puma que assustou moradores no interior de SC é confirmado por biólogo – Foto: @biologo.christian/Reprodução/ND

Em uma das gravações que viralizou, um agricultor descreveu como o animal invadiu sua propriedade e matou um carneiro. “Quebrou as tábuas do rancho, pulou esse valo, arrastando o carneiro. Olha a pegada da bicha”, narrou o morador.

O biólogo Christian Raboch Lempek, que faz sucesso na web com vídeos de resgate, foi atrás da história e confirmou a veracidade do episódio, que aconteceu em 16 de dezembro de 2024. “Na minha avaliação, realmente foi uma onça-parda [puma] que acabou predando”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Christian Raboch Lempek (@biologo.christian)

Segundo Lempek, a Polícia Militar Ambiental entrou em contato com os agricultores da região e confirmou que o ataque foi um caso isolado. A polícia também se dispôs a realizar monitoramento na área, caso necessário, utilizando armadilhas fotográficas.

Encontrei um puma e agora?

Alguns seguidores ficaram preocupados com a possibilidade de encontrar o bichano por aí e não saber como reagir. De acordo com o biólogo, a dica é ficar calmo. “Não pode se abaixar, porque ele pode achar que você quer predá-lo, nem pode correr para não instigá-lo a querer te caçar. Fique parando, olhando ele ou se afaste devagarinho”, recomendou.

Puma e onça-pintada, os maiores felinos

O biólogo explicou que o puma é o segundo maior felino das Américas, perdendo apenas para a onça-pintada. A espécie é carnívora e de hábitos noturnos, encontrado tanto em áreas conservadas quanto em perímetros urbanos por todo o território nacional.

Puma é o segundo maior felino das Américas – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Por outro lado, a onça-pintada, o maior felino da América, não possui registros recentes em Santa Catarina, sendo considerada extinta no estado há mais de 40 anos devido à caça, atropelamentos e desmatamento, de acordo com o profissional. Atualmente, o Pantanal é a região com maior densidade populacional de onças-pintadas no mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.