• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Brasileiro mais jovem na Lista Vermelha da Interpol é preso após crimes em SC

O brasileiro mais jovem na Lista Vermelha da Interpol, de 23 anos, foi preso em Colombo, no Paraná, na última terça-feira (7). Os crimes pelos quais o foragido foi condenado foram cometidos em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina.

Prisão do brasileiro mais jovem na Lista Vermelha da Interpol

Prisão do brasileiro mais jovem na Lista Vermelha da Interpol aconteceu na última terça-feira (7) – Foto: Fábio Dias/EPR/ND

Brasileiro mais jovem na Lista Vermelha da Interpol foi preso no PR

De acordo com o delegado da Polícia Civil do Paraná, Igor Moura, havia um mandado de prisão contra o jovem expedido pela Justiça de Santa Catarina. Durante diligências, os policiais o localizaram e o prenderam no bairro Paloma, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Esse indivíduo, identificado como o brasileiro mais jovem na Lista Vermelha da Interpol, era procurado há 11 meses pelos crimes de homicídio qualificado, organização criminosa e posse de arma de fogo de uso restrito”, detalhou o delegado.

O que faz um procurado constar na lista da Interpol?

Conforme a Polícia Federal, que representa oficialmente a Interpol no Brasil, para uma pessoa figurar na lista, ela precisa ter sido julgada, condenada e estar foragida do próprio país de origem.

Se houver indício de que a pessoa condenada tenha fugido, o órgão de segurança responsável deve fazer a inserção de todas as informações sobre ela no sistema da Interpol, inclusive, com a cor da difusão relativa ao que consta no mandado. No caso de crimes, é vermelho, e de desaparecimentos, é amarelo.

No Brasil, Interpol é representada pela Polícia Federal – Foto: Shutterstock/Reprodução/ND

Na lista pública da difusão vermelha, estrangeiros e brasileiros foragidos que estão com os nomes e mandados já inseridos no sistema da Interpol podem ser detidos e, depois, extraditados.

Lista da Interpol não é mandado de prisão internacional

Portanto, a lista da Interpol é um sistema que funciona como uma uma espécie de pedido às autoridades em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição.

A Interpol ainda explica que a lista pública da difusão vermelha não é um mandado de prisão internacional, mas sim que cada país aplica as suas próprias leis. Desta forma, o indivíduo é extraditado para cumprimento ou não da sentença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.