Uma dupla de homens armados invadiu uma casa e rendeu uma família e amigos dos familiares na noite desta segunda-feira (11) na Rua Ernesto Stodieck, em Florianópolis. Segundo as vítimas, havia sete pessoas na residência, sendo quatro idosos. Apesar do comportamento violento dos assaltantes, ninguém ficou ferido.
Entre os idosos, havia uma mulher de 91 anos que estava acamada, além dos donos da casa, de 84 e 72 anos, e uma amiga da família, de 69. O ND Mais esteve no local momentos após o crime e ouviu o relato das vítimas.
Como foi o assalto a casa em Florianópolis
De acordo com uma das vítimas, os homens chegaram por volta das 19h. Eles estacionaram um carro, um Fiat Punto vermelho, na esquina da casa e entraram pelo portão. Além da dupla armada, havia um terceiro que ficou no carro esperando.
Eles renderam as pessoas da casa e mandaram todos ficarem deitados no chão. Um deles ficou controlando os reféns, enquanto o outro levou a proprietária da casa e a obrigou a ir até o cofre, que estava em um dos quartos no segundo andar da casa.
“Nessa hora eu só pensava no meu marido, que já é mais idoso e tem problemas na coluna. Eles mandaram ele ficar deitado e diziam que iam atirar se não colaborasse”, relatou a proprietária.
A vítima relatou que abriu o cofre e o homem recolheu joias e algumas notas de dólares e euros que estavam guardadas. “Ele também revirou revirou o quarto em busca de mais itens de valor e encontrou mais joias e bolsas de luxo”, conta a vítima. Ao voltar para o andar de baixo, eles também levaram celulares e carteiras dos reféns.
No total, as vítimas estimam que cerca de R$ 300 mil em bens valiosos e dinheiro em espécie foram levados.
Assaltante alegou que estava endividado
Ainda de acordo com a vítima que foi levada ao cofre, ela teria pedido ao assaltante que não levasse algumas joias, já que eram presente de casamento e tinham valor sentimental. “Mas mesmo assim ele levou tudo o que conseguiu. Na hora ele falou que tinha dívidas a pagar e a mãe dele estava internada no hospital”, relembra.
Segundo outra vítima, ambos pareciam ter em torno de 20 anos e aparentavam ser inexperientes na ação. “O que subiu para o quarto passou batido por outros itens enquanto tudo. Já o que ficou embaixo com o pessoal estava muito nervoso e suava bastante”, contou a vítima.
Por volta das 19h40, os homens foram embora e a Polícia Militar foi acionada, chegando em menos de dez minutos no local. Segundo relatos, o mesmo Fiat Punto vermelho já havia sido visto rondando a região nos dias anteriores. As imagens de câmera de segurança foram enviadas à Polícia Civil para investigação.