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Mercado Livre, Shopee, Magalu: como vender nos principais marketplaces


Processo de criação de contas e cadastramento de produtos é parecido nas plataformas. A principal diferença entre elas está nas taxas cobradas para anunciar. Confira o passo a passo e outros detalhes. Marketplace são como shoppings do varejo digital
Reprodução/ TV Globo
Um levantamento feito pelo Google revelou que, dentro da categoria de empreendedorismo, algumas das principais buscas são sobre como vender nos principais marketplaces disponíveis no Brasil.
Os marketplaces (mercado, em tradução livre) são como shoppings do varejo digital, nos quais os espaços virtuais de grandes varejistas são oferecidos para que pequenos comerciantes anunciem seus produtos.
A plataforma ajuda o lojista a alcançar consumidores, já que ele se beneficia da visibilidade das grandes empresas, que cobram uma comissão conforme o número de vendas.
O processo para abertura de conta e cadastramento de produtos é bastante semelhante entre essas plataformas. A principal diferença está nas taxas cobradas das empresas sobre cada venda.
O g1 reuniu as principais informações sobre os processos de venda nas seguintes empresas:
Amazon;
Americanas;
Magazine Luiza;
Mercado Livre; e
Shopee.
Veja mais detalhes a seguir.
Amazon
No site de vendas da Amazon, o interessado em disponibilizar seus produtos no marketplace pode fazer seu cadastramento seguindo os seguintes passos:
Clique em “Comece a vender”;
Informe seus dados de login ou faça o cadastro na plataforma;
Informe local, tipo de empresa e razão social;
Leia e, se estiver de acordo, aceite o contrato de vendedor com os termos e condições da Amazon;
Informe os dados da empresa e um número de telefone para que a Amazon envie um código de verificação;
Forneça as informações pessoais do vendedor, outros dados da empresa e escolha o nome que a loja terá no site;
Informe os dados de pagamento;
Forneça mais detalhes fiscais sobre sua empresa, respondendo às perguntas da Amazon.
Depois disso, a empresa pode solicitar a verificação dos documentos, com fotos das versões oficiais. Após o envio das fotos e da análise por parte da Amazon, o cadastro será liberado para começar as vendas.
💸 Taxas cobradas para vender na Amazon
A Amazon disponibiliza duas opções de plano para vender dentro do site: o profissional e o individual.
Com o plano profissional, o vendedor paga uma taxa mensal de R$ 19, mais uma comissão sobre cada produto vendido, que varia de 8% a 20% dependendo da categoria do produto;
Já no plano individual, são cobrados R$ 2 por venda, independentemente da quantidade de produtos vendidos. Também incide sobre os negócios as taxas por categoria.
🏷️ Passos para cadastrar produtos
Antes de cadastrar produtos para venda, é necessário verificar em qual categoria ele se encaixa.
As categorias sem restrições são:
Produtos para bebês;
Câmaras e Fotografia;
Roupas, Sapatos e Acessórios;
Eletrônicos;
Alimentação (com alimentos não perecíveis);
Casa e Cozinha;
Jardim e Piscina;
Ferramentas;
Produtos para escritório;
Esportes, aventura e lazer;
Computadores;
Produtos para animais de estimação;
Software;
Beleza; e
Produtos automotivos.
Já os produtos que estão sujeitos a uma autorização prévia são, principalmente, aqueles que podem estar relacionados a outras marcas (como brinquedos inspirados em algum filme, por exemplo).
As categorias de brinquedos e jogos, de videogames, de livros e de cervejas, vinhos e destilados são as que podem sofrer restrições.
Depois de identificar e especificar a categoria, é necessário fornecer os seguintes detalhes do produto para cadastrá-los no marketplace:
Identificador de produto;
SKU (identificador próprio para organizar seu inventário internamente);
Detalhes da oferta, como preço, condição do produto (novo, usado ou de colecionador), quantidade de unidades disponíveis e opções de envio;
Detalhes do produto, como nome, marca, categoria, descrição e fotos; e
Palavras-chave e termos de busca.
Com o produto catalogado, ele já fica disponível para que consumidores interessados possam comprar ou entrar em contato com o vendedor para negociações.
Americanas
O comerciante interessado em vender na Americanas pode criar um único e-commerce, que será disponibilizado nos três principais marketplaces da marca: a própria Americanas, Shoptime e Submarino.
Para começar, é necessário acessar o site de parceiros da empresa e seguir o passo a passo:
Clique em “Comece a vender”;
Informe o CNPJ do comércio, além de e-mail e código de cadastro (item opcional);
Informe se é MEI ou se tem inscrição estadual e seus dados pessoais e clique em “Cadastrar”;
Nesta etapa, o marketplace informa que o pré-cadastro está sendo analisado;
Se o cadastro for aprovado, é necessário acessar novamente o portal de parceiros para ler e aceitar, se estiver de acordo, os termos e condições da Americanas.
Após o cadastro ativo, o comerciante deve realizar a configuração de sua loja dentro das plataformas. Para isso, deve informar características do negócio, como logotipo, descrição da empresa e política de devolução e troca, por exemplo.
Por fim, é necessário cadastrar uma conta bancária vinculada ao CNPJ da loja e escolher uma política de frete entre as opções:
enviar a própria tabela de frete (com entregadores próprios);
optar pelos modelos de entrega gratuita da Americanas.
O marketplace também oferece a possibilidade de agregar a loja com os negócios do mesmo CNPJ cadastrados em outras plataformas de venda, de forma gratuita. O comerciante pode escolher se deseja fazer a integração ou não.
💸 Taxas cobradas para vender na Americanas
De acordo com a empresa, o cadastramento na plataforma é gratuito. O vendedor começa a pagar quando as vendas são feitas.
O marketplace cobra uma comissão, que varia entre 12% e 19%, sobre cada item vendido, obedecendo às regras:
12% para produtos dentro das categorias de pet shop, mercado, bebidas e alimentos;
16% para produtos dentro das categorias de telefonia, eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos, DVD’s & Blu-Ray, páscoa, câmeras e drones, consoles & games, climatização, tablets, áudio, computadores, tecnologias vestíveis e informática;
16,5% para produtos dentro das categorias de utilidades domésticas, papelaria, móveis, instrumentos musicais, música, casa e hobby, cama, mesa e banho, brinquedos, bebês, automotivo, artes e artesanatos, artigos de festas e artigos de Natal;
17% para produtos dentro das categorias de suplementos e vitaminas, saúde e bem-estar, livros, esporte e lazer, construção e ferramentas, beleza e perfumaria, agro e indústria e comércio;
19% para produtos dentro das categorias de relógios, moda, vestuários de esporte e lazer, malas, mochilas e acessórios.
🏷️ Passos para cadastrar produtos
São três principais meios para fazer o cadastramento dos produtos na loja.
O primeiro deles é exclusivo para as pessoas que selecionam a opção de fazer a integração dos negócios do marketplace da Americanas com os de outras empresas.
Neste caso, a empresa explica que o vendedor precisa conectar os produtos no sistema integrador, que centraliza as operações, e depois eles são cadastrados automaticamente.
Já para quem não optou pela integração, há duas possibilidades:
Cadastro de produtos individual: no portal de parceiros, é necessário clicar em “Produtos”, “Meus produtos” e “Cadastrar”. Depois disso, basta informar os detalhes do item e incluir fotos;
Cadastro de produtos massivo: no portal de parceiros, é necessário clicar em “Produtos”, “Meus produtos” e “Cadastro massivo”. Na página, fica disponível uma planilha, que deve ser preenchida com todos os produtos e carregada na página.
Magazine Luiza
Os cadastros para começar a vender no marketplace do Magazine Luiza devem ser feitos por meio a página de parceiros da empresa.
Clique em “Cadastrar minha loja”;
Responda as perguntas iniciais sobre o seu negócio;
Faça o cadastro fornecendo dados pessoais como nome, e-mail, telefone e CPF;
Cadastre o CNPJ da loja e outros dados da empresa, como telefone e -mail;
Informe como prefere receber os pagamentos pelos produtos, frequência de recebimento e condições de parcelamento;
Coloque os dados bancários;
Após a aprovação do cadastro, assine o contrato, se estiver de acordo, e comece a vender.
💸 Taxas cobradas para vender no Magazine Luiza
O Magazine Luiza não cobra mensalidades, mas uma taxa é aplicada sobre cada venda realizada dentro da plataforma. Essa tarifa varia de 10% a 20% do valor do produto, a depender de qual é a categoria.
A empresa explica que o repasse do valor da venda é realizado após o pagamento do produto, em que ocorre o desconto automático das tarifas. Assim, se o pagamento for parcelado, o repasse também será da mesma forma.
Para interessados em disponibilizar o parcelamento dos produtos para os clientes, mas que quiserem receber o valor integral da compra de uma só vez, o Magalu oferece essa possibilidade, mas cobra um adicional na comissão, que varia de acordo com cada produto.
🏷️ Passos para cadastrar produtos
Dentro da página de parceiros do Magazine Luiza, tem uma área para cadastrar produtos para a venda.
Para inserir cada item é necessário preencher o código de barras, nome do produto, preço, informações sobre estoque, código de NCM, marca, descrição, fotos e outras informações para transporte e impostos.
Após completar esses dados, o produto fica cadastrado e se torna acessível para os clientes do marketplace.
Mercado Livre
No Mercado Livre, é possível criar uma conta tanto como pessoa física, quanto como pessoa jurídica. Para ambos os casos, o site de parceiros é o mesmo.
Para contas pessoas físicas:
Clique em “Crie a sua conta”;
Adicione o e-mail;
Confirme sua identidade adicionando fotos de frente e verso de um documento pessoal;
Informe um número de telefone e valide com o código de verificação;
Crie uma senha e a conta estará pronta para anunciar.
Para contas pessoas jurídicas:
Clique em “Crie a sua conta”;
Adicione o e-mail;
Informe seu CNPJ e responda todas as perguntas sobre a empresa;
Confirme sua identidade adicionando fotos de frente e verso de um documento pessoal;
Informe um número de telefone e valide com o código de verificação;
Crie uma senha e a conta estará pronta para anunciar.
💸 Taxas cobradas para vender no Mercado Livre
O custo para anunciar no Mercado Livre tem variação de acordo com o plano escolhido pelo vendedor.
No perfil grátis, para contas pessoa física, não há custo, mas a duração do anúncio é de 60 dias e não tem a possibilidade de oferecer parcelamento da compra.
Já nos perfis clássico ou premium, também não há custo para anunciar, mas é cobrada uma tarifa de venda sobre cada item.
No perfil clássico, essa taxa varia entre 10% e 14%, de acordo com a categoria do produto. No premium, varia entre 15% e 19%.
Nos dois casos, é cobrada uma taxa fixa de R$ 5,50 por unidade vendida para itens de até R$ 79.
🏷️ Passos para cadastrar produtos
O cadastramento de produtos no Mercado Livre envolve os seguintes passos:
Clique em “Vender”;
Informe o que vai vender e em qual categoria o produto está inserido;
Coloque os dados do produto sobre condição, ficha técnica e inclua uma foto;
Insira as condições de venda, como preço, tipo de anúncio, forma de envio e meio de pagamento;
Clique em “Anunciar”.
Shopee
A Shopee também permite que o vendedor crie sua loja como pessoa física ou jurídica. O acesso pode ser feito por meio da Central de Vendedor.
Para pessoas físicas, o cadastro deve incluir informações para identificação fiscal (nome, nacionalidade, CPF e data de nascimento) e informações da loja (nome da loja, contato do vendedor, e-mail e telefone).
Para pessoas jurídica, o processo é parecido. A única diferença é que, além das informações para identificação fiscal e informações da loja, também é necessário fornecer os dados pessoais de todos os sócios da empresa.
💸 Taxas cobradas para vender na Shopee
A Shopee cobra uma comissão de 14% sobre cada item vendido na plataforma, independente da categoria, limitado ao valor de R$ 100.
Para os vendedores que optarem pelo programa de frete grátis, há também a cobrança de uma taxa adicional de 6% sobre o produto.
🏷️ Passos para cadastrar produtos
Para vender na Shopee é necessário:
Fazer o cadastramento de produtos pela “Central de Vendedor”;
Cloque em “+ Novo produto”;
Forneça as informações de nome, marca, categoria, descrição e incluir fotos e vídeos;
Insira as informações de venda e envio, como preço, estoque e formas de envio, por exemplo.
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