A preocupação se dá depois da explosão que aconteceu em um condomínio de Campos do Jordão, no Morro do Elefante. Bombeiro alerta sobre cuidados com uso do gás de cozinha
O Corpo de Bombeiros destacou em entrevista à TV Vanguarda os cuidados que a população deve seguir durante a instalação do GLP, que é o gás de cozinha. A preocupação se dá depois da explosão que aconteceu em um condomínio de Campos do Jordão, no Morro do Elefante.
VEJA TAMBÉM:
Perícia deve apontar causas de explosão no prédio
FOTOS mostram estrago causado em condomínio
VÍDEO: Câmera de segurança flagra explosão em Campos do Jordão
Nesta segunda-feira (24), foram feitas vistorias por representantes da companhia de gás que presta serviço no local e um fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo. A principal suspeita é que a explosão tenha acontecido por um vazamento de gás.
“Quem vai dizer o que houve vai ser o laudo da Policia Científica. Aparentemente na central de gás não teve problema, pois ela está lá intacta, então e o problema não foi na central de gás, foi um problema interno do apartamento, ai pode não ter haver diretamente com o exercício profissional, pode ser um descuido de um morador que deixou uma boca de gás aberto sem estar aceso, o gás vazou e explodiu”, explicou Sérgio Wagner, fiscal do CREA-SP.
Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP
Douglass Fagundes
O tenente Éder do Corpo de Bombeiros analisa que muitas pessoas fazem o uso indevido do gás e isso pode acabar resultando em algum incidente.
“O mau uso que vai gerar um vazamento indevido, a pessoa não fechar corretamente ou acreditar que acendeu a chama e não acende, ai fica aberto o registro do gás e fica vazando. Se identificou que tem o vazamento, fecha o registro. Fechando o registro, abrindo as janelas e garantindo que não tem nenhuma fonte de calor acesa, alguma lâmpada incandescente, nenhum isqueiro, nada próximo que pode gerar alguma fonte de calor, que possa causar um pequeno incêndio ou uma pequena explosão”, orientou.
Segundo o tenente, a avaliação do Corpo de Bombeiros nos imóveis é feita para entender as distâncias necessárias em cada instalação.
“O corpo de bombeiros no seu AVCB avalia a central do gás, se ele está instalado com os afastamentos corretos de fontes de calor, de aberturas, de ralos, janelas baixas, etc. Por conta do GLP ser mais pesado que o ar, ele vai ter essa tendência de procurar essas aberturas, por conta disso ele tem que ser instalado de uma distância mínima dessas aberturas, então na vistoria a gente avalia essas questões”, disse.
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados com gás de cozinha
Adicionar aos favoritos o Link permanente.