Para Altineu Cortês ex-ministro deve ser um dos primeiros alvos da CPI mista dos Atos Golpistas de 8 de janeiro. A CPI mista dos Atos Golpistas de 8 de janeiro pode ser criada ainda nesta semana. Uma sessão para a abertura da comissão foi convocada para esta quarta-feira (26) no Congresso, uma semana após o general Gonçalves Dias pedir demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
Imagens divulgadas pelo GSI mostram novos detalhes da movimentação no Planalto no dia 8 de janeiro
Jornal Nacional/ Reprodução
Dias deixou o cargo após a divulgação de imagens em que aparece no Palácio do Planalto durante as invasões golpistas. Em depoimento à PF, o general negou qualquer envolvimento nos atos de 8 de janeiro.
O líder do PL na Câmara Altineu Cortês afirma que “por si só o general Gonçalves Dias se incrimina” e que, pelo teor dos depoimentos do ex-ministro, deve ser um dos primeiros alvos da comissão.
“Ele diz que tomou conhecimento prévio daquilo que poderia acontecer… Disse que no dia 7 teve conhecimento do incremento da quantidade de ônibus que chegou à Brasília… O general foi bastante didático em seu depoimento. Se ele tivesse uma ação, pelo menos, preventiva… Na minha opinião, nada disso teria acontecido.”
Em depoimento à PF, Dias disse que não houve um informe de inteligência formal, apenas conversas e informações por grupos de WhatsApp.
Em entrevista à Julia Duailibi, Altineu também disse acreditar que a oposição bolsonarista é “vítima de uma narrativa” e que os apoiadores de Bolsonaro que estiveram nas invasões devem pagar a conta.
Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.
Episódios anteriores:
Queda de ministro será usada por bolsonaristas para acusar governo Lula de envolvimento em atos golpistas, analisa Bernardo Mello Franco
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Eto Osclighter e Nayara Fernandes. Apresentação: Natuza Nery.
Gonçalves Dias se incrimina com o próprio depoimento, diz líder do PL na Câmara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.