• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quase 500 mil pacientes aguardam por atendimento médico no SUS, aponta Secretaria da Saúde do RS


Piratini vai encaminhar um plano ao governo federal para diminuir a fila de espera. Em Porto Alegre, há mais de 100 mil pessoas à espera de uma consulta especializada. Áreas de oftalmologia, ginecologia, cardiologia e oncologia lideram os pedidos. Quase meio milhão de pacientes do RS aguardam por atendimento médico no SUS
Reprodução
Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que 490 mil pessoas aguardam para conseguir uma consulta e avaliar uma possível cirurgia no SUS. Ainda conforme a pasta, cerca de 100 mil procedimentos estão na fila para serem realizados.
”Nós estamos falando aqui de um momento diferente da história. A gente tem um represamento de atendimentos eletivos por conta de uma pandemia, que os hospitais voltaram seus atendimentos exclusivamente para os casos de Covid”, afirma a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes.
Em Porto Alegre, a fila de espera para uma consulta especializada passa de 100 mil solicitações. As áreas de oftalmologia, ginecologia, cardiologia e oncologia lideram os pedidos.
”A pandemia também tirou muito o poder aquisitivo da nossa população. Muitas pessoas que tinha convênio não tem e vieram pro SUS. Nós atendíamos, por ano, 450 mil pessoas. Agora estamos atendendo mais de 750 mil pessoas”, relata o secretário de saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.
Além dos mutirões, uma das alternativas apontadas pelo Piratini é a adesão ao Plano Nacional de Redução de Filas. São R$ 600 milhões que devem ser divididos entre os estados brasileiros.
”Esse plano deve passar pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, foi construído junto com o Conselho, e aí a gente tem a publicação de uma resolução e o envio ao Ministério da Saúde”, acrescenta Lisiane.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.