Um instrumento importante para sair do anonimato e ter maior expressão social, política, ambiental e econômica. O ser humano é sociável por natureza e atua em grupo desde os primórdios das civilizações. No início os objetivos eram melhorar a segurança, conseguir alimentos, moradia, melhoria nas condições de vida e facilidade na distribuição de atividades entre os membros do grupo.
Hoje, uma das propostas do associativismo é integrar ideias e habilidades para alcançar resultados mais rápidos. Eles são ainda mais importantes em momentos de crise e incertezas, quando as organizações precisam superar contextos desafiadores.
O associativismo no Brasil
O fenômeno do associativismo no Brasil só tende a crescer a cada dia e isso graças às inúmeras iniciativas de pequenos empreendedores. Conforme relatórios do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), pequenas empresas produzem cerca de 25% da riqueza e empregam 50% de todos os trabalhadores brasileiros.
A partir disso, compreendemos que o Brasil reúne todas as características necessárias para se tornar um gigante do associativismo, servindo de exemplo para todo o mundo. Em tempos de transformação digital acelerada, o associativismo pode ser um atalho importante para empresas evoluírem mais rapidamente na implementação das mudanças culturais, operacionais e sistêmicas. Este tipo de desafio tem um grau de complexidade elevado e se encaixa perfeitamente nos objetivos do associativismo: inovar, melhorar a gestão e tornar o ambiente de negócios favorável.
Entenda como funciona a cadeia associativista
A ACIG, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, é uma entidade que representa a classe empresarial local, ao mesmo tempo, integra também uma rede associativista em nível regional com a CACICOPAR, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná, em nível estadual com a FACIAP, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, e nacional com a CACB, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
Para que se tenha uma ideia da representatividade envolvida nesta rede, temos alguns números. 75% dos municípios do Paraná possuem Associações Comerciais. A FACIAP atinge hoje 297 associações. A CACB está nos 27 estados. No Brasil são 200 mil empresários, mais de 60 mil no Paraná e 2.500 na região Centro-Oeste do Paraná.
Benefícios do associativismo para o empreendedor
Troca de experiências: a união propiciada pelo associativismo faz com que os empreendedores pensem de modo coletivo, troquem experiências ricas e tenham ideias que os ajudem a crescer em conjunto. Na ACIG, os empresários podem participar de eventos que são oportunidades para ampliar o networking e firmar parcerias;
Conhecimento aprimorado: cada empreendedor traz bagagens valiosas e o convívio com mais empreendedores é uma chance de adquirir mais conhecimento. Além de trocar ideias sobre a rotina à frente de uma empresa, para os que ainda estão começando nesta jornada;
Redução de custos: em uma rede com um número maior de integrantes, é mais fácil conseguir preços mais acessíveis em produtos e serviços que fazem parte do dia a dia da sua empresa.
Autoridade para a marca: utilizar uma marca forte como a de uma Associação Comercial na fachada ou nas dependências do seu estabelecimento é uma forma de relacionar a imagem do seu negócio à reputação da entidade, o que ajuda a transmitir credibilidade ao seu público;
Maior competitividade: com acesso a produtos e serviços mais baratos, mais conhecimento de negócio e uma rede de contatos mais robusta – benefícios conquistados por meio do associativismo – o seu negócio ganha visibilidade, por consequência, maior competitividade no mercado.
Como fazer parte da ACIG
Para se tornar um associado é só entrar em contato com a nossa equipe pelo telefone: (42) 3621-5566 ou fazer uma visita na sede da entidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. O endereço é Rua XV de Novembro, 8040, Centro. E se quiser saber mais sobre os serviços e produtos, benefícios e núcleos é só clicar nos links.
Associativismo: Oportunidade de crescimento e desenvolvimento para pessoas e empresas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.