Evento será na Escola Estadual Cristina Botelho no município de Porto Grande na sexta-feira (16). Participam da programação alunos e professores de 13 escolas de 8 municípios do estado. Roda dos Saberes no Amapá
Divulgação
A Escola Estadual Cristina Botelho, no município de Porto Grande, distante cerca de 103 quilômetros de Macapá, receberá a edição deste ano do projeto Roda dos Saberes, que celebra na próxima sexta-feira (16) o Dia Estadual do Marabaixo. A iniciativa tem o objetivo de discutir práticas pedagógicas através da ‘educultura marabaixeira’ no Amapá.
Cerca de 100 professores de escolas públicas de 8 municípios participam da programação, que inclui ainda debates sobre formação, valorização e políticas para a superação do racismo no ambiente escolar.
Profissionais da educação de Macapá, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho participam da programação.
No total, 13 escolas participam desta edição com 5 representantes no festival. Segundo o professor e historiador Rosivaldo Gomes, que coordena o projeto, a metodologia pedagógica do fazer do projeto dá ao ambiente escolar motivação inovadora para tratar as leis antirracistas.
“Os alunos terão oficinas sobre “escrevivências’ marabaixeiras, que fala sobre a história do povo preto através dos chamados “ladrões de marabaixo”; de toque de tambor, como elemento de identidade; e uma outra corporeidade do marabaixo, que é a tradução de movimentos como elementos de identidade e pertencimento”, destacou o coordenador.
Roda dos Saberes no Amapá
Divulgação
Uma das oficinas também vai abordar a composição de letras de marabaixo. Uma das novidades do evento será o lançamento da Revista Gengibrinho: cantando marabaixo nas escolas.
A importância do Cantando Marabaixo já foi reconhecida nacionalmente, em 2018, com o prêmio “Cultura Popular Selma do Coco”, organizado pelo antigo Ministério da Cultura (Minc).
O Movimento Nação Marabaixeira, a Escola Estadual Cristina Botelho e Fundação Marabaixo estão à frente da iniciativa. Existente desde 2016, o coletivo tem o objetivo de organizar formas de difundir a cultura tradicional do estado.
O grupo é composto por figuras importantes do segmento e serviu como apoio para a oficialização do marabaixo como patrimônio imaterial, certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Roda dos Saberes no Amapá
Divulgação
Serviço
Festival Cantando Marabaixo nas Escolas
Dia 16 de junho de 2023
De 8h às 11h30
Local: Escola Estadual Cristina Botelho, no município de Porto Grande
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Roda dos Saberes: edição terá oficinas e lançamento de revista sobre marabaixo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.