• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Laudos técnicos recomendam demolição de prédios históricos após incêndio no Centro Comercial de Belém


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Municipal de Cultura (Fumbel) ficam responsáveis por autorizar a demolição das estruturas que restaram. Labaredas consomem loja no Centro Histórico de Belém.
Reprodução / Railson Gama
Os laudos técnicos sobre o incêndio que atingiu o Centro Comercial de Belém na última quinta-feira (13) apontaram que 5 imóveis foram atingidos, sendo dois deles com perda total e três com perdas parciais.
Para as lojas com perda total, localizados na rua 15 de Novembro, os laudos recomendaram a demolição dos imóveis, porque as estruturas que sobraram apresentam risco de desabamento.
Já os demais imóveis situados na rua João Alfredo, que sofreram perdas parciais, não oferecem risco de desabamento. A vistoria técnica constatou que as rachaduras são por conta das chamas e do calor excessivo.
Após o recebimento dos laudos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Municipal de Cultura (Fumbel) ficam responsáveis por autorizar a demolição das estruturas que restaram.
Preservação
Segundo o Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel, apenas um dos imóveis com perda total está classificado como de interesse à preservação.
A Fumbel informa que vai notificar os proprietários para providências e orientar como proceder para salvaguardar as fachadas de interesse à preservação.
As três lojas com perda parcial também são de interesse à preservação. Nesses prédios só houve danos nas paredes dos fundos, que devem ser derrubadas para a construção de novas.
O Departamento de Patrimônio Histórico fez a vistoria técnica em conjunto com a Defesa Civil de Belém e orientou os proprietários sobre como solicitar autorização para a obra emergencial.
Rescaldo
A rua 15 de Novembro continua interditada porque o Corpo de Bombeiros ainda faz o trabalho de rescaldo de alguns imóveis.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.