Cidades somam 12.764 caminhões, de um total de 40.292 nas maiores cidades da área de cobertura da EPTV, afiliada TV Globo. Procura por CNHs de categorias C, D e E também aumentou. Cresce o número de emissões de CNHs categorias C, D e E em Piracicaba e região
Reprodução/EPTV
Piracicaba (SP) e Limeira (SP) concentram, juntas, 31,7% da frota total de caminhões das cinco maiores cidades da região. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e também mostram a evolução da frota entre 2015 e 2023 – Saiba mais abaixo.
Os dados das cinco cidades mais populosas da área de cobertura da EPTV, afiliada TV Globo, mostram que Piracicaba e Limeira somam 12.764 caminhões, de um total de 40.292. Além delas, constam no levantamento Campinas (SP), Indaiatuba (SP) e Sumaré(SP).
O aquecimento do mercado, causado principalmente pela chegada de empresas de logística à região, tem aumentado a frota nos últimos anos e impulsionado a procura por Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) do tipo E.
Em Limeira, por exemplo, a frota passou de 4.862 para 4.942 no período, uma alta de 1,64%. Já em Piracicaba os números apresentaram praticamente estabilidade, com 7.800 e 7.822 entre 2015 e 2023, segundo o Detran.
Os números refletem o crescimento do setor, consequente aumento de oportunidades de trabalho na área. O motorista Marcos Aparecido Santos Penha, por exemplo, decidiu mudar a habilitação para categoria E para conseguir se encaixar em vagas que surgiram.
“Apareceram muitas oportunidades de trabalhar com carretas, então estou mudando a habilitação. E as firmas estão dando o curso”, explicou.
Segundo o diretor de uma autoescola em Sumaré, cidade que teve maior alta de frota nos últimos anos, Celso Alves de Souza, as empresas buscam motoristas qualificados e a procura pela mudança de categoria também.
“Hoje falta motorista no mercado de trabalho. E além da habilitação é importante o motorista se qualificar para aquilo que vai trabalhar”, explicou.
Motoristas que querem mudar a categoria da CNH devem passar por exames a aulas práticas
Reprodução/EPTV
Procura por CNHs aumenta
As três maiores cidades da região de Piracicaba registraram alta de 134% nas emissões de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condução de veículos de transporte de carga e passageiros. O levantamento foi feito pelo Detran-SP.
Os números mostram que desde 2020 há mais pessoas interessadas em trabalhar no setor de transporte. Isso significa que mais motoristas pedem a mudança de categoria na CNH, para C, D ou E.
Somando as três maiores cidades da região, em 2020 o Detran emitiu 781 CNHs nessas categorias. Já em 2022 foram 1.833.
A alta foi observada nas cidades de Limeira, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.
Veja o que abrange cada categoria:
Categoria C – Condutor de veículo de transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 quilos (caminhão, caminhonete, van de carga)
Categoria D – Condutor de veículo de transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o do motorista (ônibus, micro-ônibus, van de passageiros)
Categoria E – Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares (automóvel tracionando trailer, caminhão tracionando duas carretas (treminhão), ônibus articulado)
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Piracicaba e Limeira têm 31,7% do total da frota de caminhões das cinco maiores cidades da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.