• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Análise: Obsessão de João Emanuel Carneiro “matou” Mania de Você

Viola e Mavi em Mania de Você
Viola e Mavi em Mania de Você – Foto: TV Globo

A obsessão de Mavi (Chay Suede) por Viola (Gabz) moveu a trama central de Mania de Você. Mas não foi a única obsessão vista na novela. A trama das nove da Globo encerrada nesta sexta-feira (28) foi muito prejudicada pela obsessão do próprio autor.


Afinal, João Emanuel Carneiro tem fascínio por personagens dúbios, que subvertem a lógica do folhetim. Em A Favorita (2008), por exemplo, a vilã se fingiu de mocinha até para o público. Já em Avenida Brasil (2012), era a mocinha quem enganava a vilã. Em A Regra do Jogo (2015), um bandido que se fazia de bonzinho ficou obcecado pela ideia de se tornar, de fato, um homem bom.

Em Mania de Você, o autor voltou a apostar fundo em personagens dúbios. No entanto, desta vez, faltou construção. Viola, Mavi, Luma (Agatha Moreira), Mércia (Adriana Esteves) e cia andaram tanto no limiar entre o bem e o mal que, na verdade, suas viradas já não faziam qualquer sentido. Não era dubiedade, mas sim conveniência de roteiro.

+ William Bonner noticia morte de famosa durante o Jornal Nacional

Múltipla personalidade

As personagens mais surpreendentes neste sentido foram Luma e Mércia. A primeira começa a novela sendo enganada por todo mundo, como uma típica mocinha. No entanto, mais adiante, se torna uma antagonista vingativa, armando pesado para cima de Viola.

Até aí, parecia uma transformação válida. O problema é que Luma voltou a ser mocinha sem qualquer motivo aparente. Depois de tomar o restaurante de Viola, ela se arrependeu do dia para a noite e passou a tentar reparar suas maldades. Não fez sentido.


Mércia, por sua vez, começou a novela sem demonstrar qualquer sentimento pelo filho Mavi. Pelo contrário, ela o rejeitava a olhos vistos. Mas, no final da trama, a ex-governanta matou Molina (Rodrigo Lombardi) para salvar a vida do filho. De repente, Mércia passou a amar o filho. Não houve uma motivação para essa virada, simplesmente aconteceu.

+ Volta por Cima: Jin se torna refém de Hana

Mocinhos traidores

Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) em Mania de Você
Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) em Mania de Você – Foto: Reprodução/TV Globo

Já Viola sofreu com a falta de uma construção convincente desde o início da novela. A chef era uma pessoa do bem, mas traiu Mavi com Rudá (Nicolas Prattes) sem nenhum motivo forte para isso. A mocinha se deixou levar por uma atração sem justificativa.

Com isso, é claro que o público a rejeitou. Não apenas ela, mas também Rudá, que não se fez de rogado ao passar Luma para trás. Por isso, o público nunca os perdoou. Os espectadores desejaram a morte de Rudá e jamais conseguiram torcer por Viola.

Resultado: a mocinha se viu apenas em meio a viradas estapafúrdias, como o plot da Lona Cultural ameaçada pelo trator de Mavi, ou a queda do helicóptero pela qual foi dada como morta. Nada fez sentido.

+ Volta por Cima: Após ser expulsa de casa, Cacá implora pela ajuda de Chico

De vilão a mocinho

Mavi foi o único personagem que despertou algum sentimento no público. O vilão foi capaz de atitudes terríveis, mas o fato de ele ter crescido rejeitado pelos pais e de ter sido traído por Viola fez o espectador compreendê-lo mais facilmente.

Entretanto, até Mavi foi atingido pela “personalidade flutuante” que se abateu sobre todos os protagonistas da novela. Viola passou a novela toda dizendo que não o amava e nada acontecia. Mas, do nada, o vilão finalmente compreendeu que era rejeitado e caiu numa depressão. Na sequência, se redimiu. Assim mesmo, sem razão aparente.

João Emanuel Carneiro já criou ótimos personagens dúbios no passado. Mas, em Mania de Você, ele confundiu dubiedade com transtorno de personalidade. Isso acabou “matando” a novela, que sai de cena com o ingrato título de maior fracasso do horário.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.