
Recentemente, o maior youtuber do mundo elegeu a Ilha das Cobras, em SP, como um dos lugares mais mortais do mundo. Mas essa não é a única ilha brasileira envolta em mistério por conta de cobras. Grupo de pesquisadoras desembarca em ilha com mais de mil Jararacas para estudar espécie
Recentemente, o maior youtuber do mundo, Jimmy Donaldson, elegeu a Ilha das Cobras, no litoral paulista, como um dos lugares mais mortais do mundo. Mas essa não é a única ilha brasileira envolta em mistério por conta de cobras.
Também habitada por centenas de serpentes, a Ilha dos Franceses, no Espírito Santo, abriga uma espécie que era desconhecida até pouco tempo atrás. Foi para lá que o Fantástico embarcou, em 2022, com uma equipe encabeçada por seis pesquisadoras. Veja no vídeo acima.
Ilha dos Franceses
Fantástico
Bothrops sazimai
A Bothrops sazimai é uma espécie exclusiva da Ilha dos Franceses. Há milhares de anos, no continente, existia apenas a Jararaca – uma serpente bem conhecida. Mas com a subida dos oceanos, algumas ficaram isoladas na pequena ilha que se formou.
“Então, ela foi sofrendo essas modificações até se tornar tão diferente da outra, a ponto de ser uma outra espécie. E elas são animais muito pequenos quando a gente compara com as espécies do Continente aqui perto”, explica Jane de Oliveira, coordenadora do Programa de Conservação da Jararaca da Ilha dos Franceses.
Bothrops sazimai é uma espécie exclusiva da Ilha dos Franceses
Reprodução/TV Globo
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
PRAZER, RENATA
BICHOS NA ESCUTA