Dada como desaparecida desde o final de dezembro do ano passado, durante as festas de final de ano, a jovem foi encontrada em situação de rua em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Pai de jovem de azul (à frente), a filha e a esposa durante o reencontro. Atrás os agentes sociais de Praia Grande, SP
Prefeitura de Praia Grande
O pai de Miriam Jesus Vieira, de 22 anos, contou ao g1 neste domingo (16) que chegou a entrar em “buracos” e até passou por debaixo de pontes para tentar encontrar a filha durante os últimos quatro meses em que ela esteve desaparecida. A jovem foi encontrada por assistentes sociais de Praia Grande, no litoral de São Paulo, em uma rua da cidade.
“Ela perdeu o ‘couro’ do pé e está muito machucada, [ela disse que] apanhou de fio enquanto ainda estava em Bertioga”, disse o pai da jovem.
De acordo com Martim Vieira, de 50 anos, a jovem sumiu em dezembro de 2022, no período das festas de final de ano. Natural de Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes (SP), Miriam desapareceu enquanto passava o dia com os irmãos na praia da Vista Linda, em Bertioga (SP).
Ao g1, o pai contou que desde então procurava pela filha junto com a esposa. ele disse ter percorrido as ruas da cidade em que foi vista pela última vez, mas não teve sucesso. A demora por notícias só aumentava a angústia da família, uma vez que, de acordo com ele, ela faz uso de remédios para tratamento psiquiátrico. “Foi doloroso, triste e cruel. Quatro meses andando sem destino”.
Martim registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento e criou uma campanha na internet ao longo dos meses, durante esse tempo ele afirma ter andado por todos os lugares possíveis. “[Andei] em cada buraco… Fui a comunidades, debaixo de ponte, no meio dos matos, lugares onde se vende drogas”, lembrou
Foram vários dias percorrendo as ruas de Bertioga em busca da filha, o que fez Martim visualizar a realidade das pessoas em situação de rua. “A situação está muito crítica. Eu pude ver com meus próprios olhos. […] são pessoas jogadas pelas calçadas, na droga. Isso está destruindo muitos jovens, vão morrer de friagem, de fome ou doentes. É muito triste e dá para restaurar essas pessoas”, lamenta.
Anúncio publicado na época do desaparecimento em Bertioga, em dezembro de 2022. Miriam foi encontrada em Praia Grande (SP), cidade próxima.
Reprodução/ Aconteceu em Bertioga
De acordo com a prefeitura de Praia Grande, Miriam foi encontrada pelo serviço de abordagem social na última quinta-feira (13), quando um morador acionou a administração municipal para atender a jovem, que estava em situação de rua. Ela estava próximo à Praça 19 de Janeiro, no bairro Boqueirão. A equipe chegou a acreditar que se tratava de uma adolescente.
Após conversar com os funcionários do serviço social, Miriam foi levada ao Centro Pop, programa governamental que atende pessoas em situação de rua que não desejam ficar abrigadas. Segundo a prefeitura, a jovem informou o nome e a cidade de onde vinha e, com as buscas, conseguiram contatar a família dela.
“Recebemos uma ligação esses dias de uma pessoa dizendo que ela tinha sido encontrada desovada em Praia Grande”, lembra.
Como a família não tinha dinheiro para ir até Praia Grande buscá-la, o serviço social a encaminhou a Mogi das Cruzes. “O reencontro foi maravilhoso, foi lindo. Quero agradecer a cidade […], ao abrigo também que se esforçou para acolher ela. Eu estava desesperado e quero agradecer quem trouxe a minha filha até aqui”.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Pai encontra filha de 22 anos que sumiu há 4 meses em situação de rua no litoral de SP: ‘estava desesperado’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.