• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Coxinha do Carmo é eleita a melhor dos terminais de ônibus de Curitiba; ‘Fiquei muito feliz’, diz dono da lanchonete


Família faz coxinhas há mais de 30 anos. Centenas de pessoas votaram na enquete promovida pela Urbs. Terminal fica no bairro Boqueirão. Urbs realiza enquete para descobrir melhor coxinha dos terminais de ônibus de Curitiba
Comer coxinha enquanto espera o ônibus no terminal é uma das tradições de passageiros em Curitiba. Uma enquete realizada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) elegeu a coxinha do Terminal do Carmo como a melhor salgado dos terminais da capital.
A enquete foi realizada nas redes sociais da Urbs e contou com a participação de centenas de pessoas. A coxinha do Terminal do Carmo obteve a maioria dos votos, deixando para trás as outras opções de salgados.
A lanchonete é administrada por Paulo Ditos da Silva, pela esposa e pelos filhos dele. O dono conta que a família prepara coxinhas há mais de trinta anos.
“Uma propaganda de boca à boca. A gente ficou muito feliz, porque a gente sempre vem cuidando com a qualidade de fritura, com a qualidade de toda essa parte aí. Eu fiquei muito feliz”, contou Paulo ao g1.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Atualmente a unidade da coxinha custa R$ 6,50. O Terminal do Carmo fica no Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430.
A lanchonete abre de segunda à sexta-feira, das 5h às 22h30. Aos sábados e domingos, das 5h às 21h.
Como tudo começou
O preparo das coxinhas começou com José Venâncio da Silva, irmão de Paulo. Na época, a produção era feita dentro da própria lanchonete.
Paulo conta que o negócio foi crescendo, a demanda aumentando, e hoje, por dia, a família vende em torno de 600 unidades.
Segundo o comerciante, atualmente a coxinha é fabricada por uma empresa fornecedora, mas dentro das condições de qualidade criadas pela família.
Coxinha terminal
Arquivo pessoal
As histórias da lanchonete
Ao longo dos anos trabalhando na lanchonete, o vendedor já viveu muitas histórias. Ele lembra que há várias igrejas e escolas próximas ao terminal, o que aumenta o movimento na região.
“Muitos meninos que passavam ali para fazer o lanche, hoje passam com os filhos”, contou.
Bem humorado, Paulo relava que, por volta do ano de 2003, uma rede social ficou muito famosa no Brasil. Segundo ele, uma vez dois clientes da lanchonete perguntaram se eles tinham Orkut.
“Eu falei: ‘Não, nós temos só café com leite, iogurte nós não temos’. Aí os meninos que estavam do meu lado falaram que era uma rede social”, riu.
Paulo Ditos da Silva entregando a coxinha para o cliente
Arquivo pessoal
Irmão de Paulo, José Venâncio também conta que nos anos 1990 aconteciam muitos eventos na região, um deles era um baile muito frequentado.
De acordo com José, um cliente conhecido como “Jorjão” deixava a caixa de ferramentas na lanchonete para ir ao baile.
“Ia no baile, dançava, se divertia. Uma vez ele passou por ali e me falou: ‘Eu avisei a mulher que vou fazer hora extra’. Na verdade, ele ia pro baile”, disse José.
Os segredos da coxinha
Paulo Ditos da Silva fala sobre coxinha eleita a melhor dos terminais de Curitiba
Paulo revela que uma das qualidades da coxinha é o processo de fritura. Com a alta demanda, o produto está sempre fresquinho.
“Ela é frita a cada pouco, não fica muito tempo na estufa. Conforme a demanda vai saindo, a gente vai fritando. Então, acho que esse é um dos segredos”, contou.
Sabores diversos
Com a pandemia de Covid-19 e a grande procura, a lanchonete ganhou uma segunda entrada pelo lado de fora do terminal, para quem quiser comprar a coxinha sem pagar o valor da passagem do ônibus.
Paulo diz que essa abertura da lanchonete contribuiu para continuar as vendas no período de restrições. “A gente vendia pro pessoal comer em casa, que iam trabalhar em casa”, relatou.
A coxinha da família Ditos da Silva ficou famosa pela massa crocante e com bastante recheio. A mais vendida é a coxinha de frango com requeijão.
“Na parte da manhã, o que gira mais é a coxinha com café com leite ou café puro. Já no período da tarde que esquenta, aí sim, vai com a laranjinha, com refrigerante ou suco”, contou.
Coxinha do Terminal do Carmo é eleita a melhor dos terminais de ônibus de Curitiba
Arquivo pessoal
Leia também:
Vereador que sacou arma durante discussão com cidadão dentro de Câmara Municipal tem mandato cassado
Comportas do vertedouro de Itaipu Binacional são reabertas após 12 dias fechadas; visitas turísticas ocorrem normalmente
Enfermeira morre em acidente frontal entre carro e ônibus na PR-160, em Imbaú
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.