Ver seu pet vomitando já é motivo suficiente para ficar preocupado. Porém, casos de cachorro vomitando amarelo precisam de ainda mais atenção, já que pode indicar problemas na saúde do animal.
Por que o cachorro está vomitando amarelo?
Na maioria dos casos, quando cachorros vomitam uma substância amarelada, o sintoma pode estar associado com a rotina alimentar. Cães com o estômago vazio por muito tempo, tendem a vomitar bile.
Produzido no fígado e na vesícula biliar, o líquido amarelado ajuda o cachorro a absorver os nutrientes durante o processo digestivo. Porém, segundo a veterinária Barri Morrison, em alguns casos, quando o animal está sem comer por longos períodos, o corpo libera a bile, para prevenir inflamações e irritações no estômago.
Outros problemas relacionados ao vômito amarelo
Embora o vômito amarelo esteja principalmente relacionado a longos períodos sem comer, existem outros motivos para encontrar um cachorro vomitar bile. Entre eles, diferentes problemas de saúde.
Doença gastrointestinal
Uma das razões para que um cão vomite bile pode ser uma doença gastrointestinal. Quando um cachorro constantemente regurgita o líquido amarelo, pode ser um sinal de doenças como:
- Úlceras;
- Infecções bacterianas ou virais;
- Infestações de parasitas;
- Certos tipos de câncer e etc.
Independentemente do problema, assim que o cão apresentar o vômito de coloração suspeita, o recomendado é buscar ajuda veterinária o quanto antes.
Pancreatite
Outra doença relacionada ao vômito amarelo é a pancreatite. A condição geralmente ocorre quando um cão ingere alimentos com muita gordura.
A pancreatite causa a inflamação do pâncreas, fazendo com que o cachorro tenha vários episódios de vômito, em até três dias após a ingestão do alimento. Outros sintomas da doença podem incluir dor abdominal e diarreia.
Alergia
Quando recebe uma mudança drástica em sua dieta ou ingere algum alimento que causa alergia, é possível encontrar um cachorro vomitando amarelo. Por isso, caso o animal seja alérgico à algum alimento, é preciso consultar um veterinário. Assim, o profissional poderá indicar a melhor dieta para o pet.
O que fazer se seu cachorro estiver com o vômito amarelado
Caso você tenha um cachorro vomitando amarelo, o ideal é buscar ajuda o quanto antes de um profissional. O animal deve ser monitorado de perto. Caso ele esteja comendo normalmente e não expresse nenhum sintoma incomum, é possível que não seja grave.
Porém, caso o tutor note seu cachorro vomitando amarelo com frequência, várias vezes em menos de 24 horas, é preciso levar o cão para um consultório veterinário, para que ele receba o diagnóstico e tratamento necessário.