• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Polícia prende acusado de aplicar golpe com antena que dispara milhares de SMS com mensagem falsa de CNH suspensa


Um dos pontos de transmissão de mensagens era na Marginal Pinheiros, perto da Ponte Eusébio Matoso. Golpe SMS
Imagem Reprodução
A polícia de São Paulo prendeu na quinta-feira (23) um homem acusado de aplicar golpes usando uma antena portátil que dispara simultaneamente milhares de mensagens SMS com informações falsas.
O usuário recebia textos que diziam haver alguma dívida em banco ou que o Detran suspendera a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Pelo menos cem pessoas caíram nesse tipo de golpe no ano passado na capital paulista. Segundo informações, é através da antena portátil que criminosos capturam dados de qualquer pessoa que estiver passando pelo ponto de transmissão e disparam as mensagens.
Geralmente as mensagens são apelativas, para assustar a vítima. O especialista e professor de ciência da computação da Universidade Mackenzie Irapuan Glória Júnior explicou os gatilhos utilizados por esses criminosos para pescar as vítimas.
Às vezes, pode aparecer um número de telefone, que tem um sublinhado embaixo. Isso indica que não é um número pra discagem, sim um link. Você pode observar que as mensagens são ‘ligue, resolva esse problema, está em débito’.
Segundo o especialista, são sempre mensagens que exaltam a urgência, para que a vítima seja afetada emocionalmente e queira resolver isso da forma mais rápida possível.
O jornalista Leandro Sena diz receber desde outubro esses SMSs. Ele achou estranho e perguntou para outras pessoas sobre o que tinha recebido e se deu conta de que não era o único. “Fiquei curioso, e quando cheguei ao trabalho e compartilhei com meus colegas, praticamente todos tinham recebido a mesma mensagem”, disse.
Para o especialista, a melhor maneira de evitar cair nesses golpes é não clicar em links suspeitos e, sempre que surgir alguma dúvida, buscar contato com o órgão ou empresa citado no texto.
O Detran de São Paulo e a Federação Brasileira dos Bancos, disseram, em nota, que não enviam mensagens com links. E, em casos de dúvidas, você deve entrar em contato por meio dos canais oficiais.
Polícia prende acusado de aplicar golpe que dispara SMS com mensagem falsa sobre CNH
Adicionar aos favoritos o Link permanente.