O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para temporais em várias regiões do Brasil com início previsto para esta quarta-feira (22),a partir das 12h, e término às 10h da manhã de quinta (23).Os estados do Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro receberam alerta laranja (perigo).
Já boa parte dos estados possui aviso classificado como de “Perigo Potencial” e prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
As áreas abrangidas pelo alerta incluem localidades em todas as regiões do país. Entre os estados afetados estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo, Tocantins e Bahia, além do Distrito Federal.
Também há alertas para outras regiões específicas, como o Acre, Amazonas, Pará e Maranhão, que apresentam aviso tanto para chuvas intensas quanto para tempestades. No Rio Grande do Sul, embora o alerta de temporais não tenha sido emitido, há aviso para onda de calor com grau de severidade de “Perigo Potencial”.
Em São Paulo, regiões como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Litoral Sul Paulista, Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana de São Paulo estão entre as que devem registrar os fenômenos climáticos.
Em Minas Gerais, áreas como a Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Metropolitana de Belo Horizonte também estão na lista. Já no Rio de Janeiro, além da capital, o alerta inclui as regiões Norte Fluminense, Noroeste Fluminense e Sul Fluminense.
No Centro-Oeste, o Distrito Federal e partes de Goiás e Mato Grosso estão sob alerta de tempestades. Em Mato Grosso do Sul, além de chuvas intensas, há previsão de tempestades em localidades como o Leste e o Sul do estado.
No Norte, os estados do Acre, Amazonas, Pará e Tocantins registram alertas de chuvas intensas e tempestades, com algumas regiões apresentando risco moderado.
O dia de hoje também registrou alertas diferenciados em estados como Alagoas, Roraima e Santa Catarina, onde não há avisos de tempestades ou chuvas intensas.
No entanto, o Inmet reforça que o acompanhamento das atualizações meteorológicas é fundamental, uma vez que mudanças rápidas nas condições climáticas podem ocorrer.
Riscos
De acordo com o órgão, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo, mas medidas preventivas devem ser adotadas pela população.
Entre as orientações estão evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento devido à possibilidade de quedas e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Informações adicionais podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.