Nascida nos Estados Unidos, Samille Malta, de 19 anos, cursou o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Ao g1, ela contou como foi a rotina de estudos e a expectativa para o resultado. Samille Malta foi uma das 12 estudantes do país a tirar mil na redação
Arquivo Pessoal
📚 A estudante Samille Malta, de 19 anos, foi a única aluna da rede pública a alcançar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em todo o país, apenas 12 candidatos conquistaram a nota máxima.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Nascida em Brockton, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, a americana radicada no Brasil mudou para Virginópolis, em Minas Gerais, aos 7 anos, com o pai e a mãe brasileiros. Já em 2021, ela foi aprovada no Colégio de Aplicação (Coluni) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde cursou o Ensino Médio.
“Fiquei muito feliz quando vi a nota, não esperava, então foi um choque. Minha família também ficou muito feliz, todos choraram de emoção, e todos estavam ansiosos pela minha nota do Enem, que nos surpreendeu bastante”, disse.
Agora, após concluir o 3º ano, Samille Malta espera garantir uma vaga no curso de medicina. “Ainda não escolhi a cidade em que gostaria de cursar a faculdade. É meu grande sonho”, disse.
O resultado do Enem 2024 foi divulgado na segunda-feira (13). O exame, composto por 180 questões e uma redação, é a porta de entrada para alunos do ensino médico em universidades públicas no Brasil.
Samille Malta com a mãe e a irmã mais nova
Arquivo Pessoal
Rotina de estudos
Apesar do excelente desempenho, Samille Malta contou que a redação não era a matéria em que tinha mais afinidade. “Tinha muito mais facilidade em matemática e química”, disse. Por isso, ela precisou se dedicar bastante à escrita”.
“Estudei bastante durante todo o ensino médio, mas no terceiro ano foquei mais no Enem. Acordava cedo e estudava todos os dias. Fazia uma redação por semana, o que deu aproximadamente 40 no ano passado”.
Estudantes gêmeas do RS tiram duas notas 900 na redação do Enem: ‘A gente comemorou junto’
Enem 2024: quem são os alunos nota mil na redação
Em 2023, a estudante também conquistou duas medalhas de prata e bronze durante a Olimpíada Mineira de Química, além de ter sido destaque em outras premiações acadêmicas.
“Estou muito feliz e surpresa com o resultado. Sou grata a todos que me apoiaram ao longo do meu caminho de preparação, minha família, meus professores e meus amigos”, finaliza.
Aluna também passou por cursinho de redação
Samille Leão também fez cursinho de redação em Viçosa
Rede Social
A jovem também era aluna de um curso preparatório de redação em Viçosa. Pelas redes sociais, a professora Giovana Berbert comemorou a conquista da aluna.
“Parabéns, Samille! Você merece! Somos gratos a você e a sua família pela confiança em nosso trabalho. Que essa seja a primeira de muitas conquistas”, disse.
À TV Integração, Giovana Berbert, que tem oito anos de profissão, contou como foi a preparação de Samille.
“A gente não chegou a trabalhar especificamente a questão da valorização da herança africana no Brasil. Só que trabalhamos com eixos temáticos, que são grupos de temas separados por assunto. Então, no curso, ela escreveu muito sobre”.
Ainda segundo a professora, Samille sempre foi uma aluna extremamente dedicada. “Ela era muito humilde, recebia críticas de bom grado, querendo saber quais pontos podiam ser melhorados”.
Número de notas máximas no país diminui
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos 10 anos. O recorde anterior havia sido em 2021, quando 22 estudantes tiraram mil.
De acordo com o Ministério da Educação, apenas 12 pessoas atingiram a nota máxima. As redações nota mil estão em:
Alagoas
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Pernambuco
Rio Grande do Norte
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes